informequim
 jornal dos químicos de Guarulhos e região

Órgão oficial do STI Químicas, Farmacêuticas, Abrasivos, Material Plástico, Tintas e Vernizes de Guarulhos, Mairiporã, Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato - Rua Francisco Paula Santana, 119 - Tel. 209-7800 - Guarulhos (SP) Dir. Resp.: Antonio Silvan Oliveira - Jorn. Resp.: Dennis de Oliveira (MTb.18.447-SP)

Ano XIV - nº 55 - Maio de 2000

O papel social da Previdência

Estudo realizado pelo Ministério da Previdência Social constata que o sistema de aposentadorias e pensões do INSS é o maior programa social do Brasil, responsável, inclusive, pela movimentação de economias de importantes cidades. Segundo este estudo, no ano de 1998, os benefícios pagos pela Previdência correspondiam a 6% do Produto Interno Bruto (soma de todas as riquezas do país). Em regiões mais pobres, os benefícios previdenciários correspondem a 9,1% do PIB regional, sendo que em alguns estados mais pobres, como Piauí e Paraíba, este montante corresponde a quase 14% do PIB regional.

Um outro dado mostra que as famílias com idosos têm renda 14,5% maior do que as famílias sem idosos e, em mais da metade destas famílias, os idosos são responsáveis por mais da metade da renda familiar.

O que se conclui destes dados?

1. Que os benefícios previdenciários são responsáveis pela redução da miserabilidade da população pois nas regiões mais pobres, os aposentados e pensionistas do INSS acabam sendo os mantenedores das suas famílias;

2. Que o aumento dos benefícios da Previdência beneficia não somente os aposentados mas as famílias mais pobres que são sustentadas por estes trabalhadores inativos.

Um outro dado importante é que mais de 90% do benefício recebido pelos aposentados e pensionistas são canalizados para o consumo básico (alimentação, vestuário, saúde, educação, transporte). Em outras palavras, os aposentados e pensionistas são consumidores e movimentam um setor importante da economia nacional.

O governo vem alegando que um reajuste do salário mínimo quebraria a Previdência que não teria como suportar o aumento dos benefícios que são reajustados na mesma proporção. Porém, nota-se como um reajuste significativo do salário mínimo, que seria repassado aos benefícios previdenciários, é não só uma política social de grande alcance pois beneficiaria as famílias mais carentes mas também impulsionaria a economia nacional com o aquecimento de uma parcela significativa do mercado interno – os aposentados e pensionistas teriam mais dinheiro para consumir.

Nossos Anunciantes

[ InovaSoft - Sistemas & WebDesign ]