informequim
 jornal dos químicos de Guarulhos e região

Órgão oficial do STI Químicas, Farmacêuticas, Abrasivos, Material Plástico, Tintas e Vernizes de Guarulhos, Mairiporã, Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato - Rua Francisco Paula Santana, 119 - Tel. 209-7800 - Guarulhos (SP) Dir. Resp.: Antonio Silvan Oliveira - Jorn. Resp.: Dennis de Oliveira (MTb.18.447-SP)

Ano XIV - nº 55 - Maio de 2000

Jornalista do Sindicato lança livro

Obra retrata as raízes racistas e excludentes do capitalismo brasileiro

O jornalista Dennis de Oliveira, editor do jornal Informequim e professor da Universidade Metodista de Piracicaba, lançou no último dia 5 de maio na Câmara Municipal de São Paulo, o seu livro Globalização e racismo no Brasil: estratégias políticas de combate ao racismo na sociedade capitalista contemporânea, publicado pela Editora Legítima Defesa, vinculada à organização não governamental União de Negros pela Igualdade (Unegro). A globalização acentua o racismo, segundo Dennis de Oliveira.

A obra faz uma radiografia da formação do capitalismo brasileiro, recuperando elementos do período da escravidão dos negros que vigorou até 13 de maio de 1888 e mostra que a ideologia do racismo continua presente até hoje, antes para justificar a escravidão e hoje para legitimar a injustiça social e a exploração da classe operária. Quanto à chamada globalização, o autor chama a atenção para o perigo deste momento, visto por ele como uma intensificação da exclusão social que sempre existiu no nosso país.

O livro está sendo vendido por R$5,00 e os interessados em adquirir podem fazê-lo pelos telefones 3313-3340 ou 209-7800 ramal 214,ou ainda diretamente na editora, situada na Avenida Cásper Líbero, 58, sala 415, centro, São Paulo (SP).

Os pedidos podem ser feitos também por e-mail: unegro@hotmail.com.

Nossos Anunciantes

[ InovaSoft - Sistemas & WebDesign ]