informequim
 jornal dos químicos de Guarulhos e região

Órgão oficial do STI Químicas, Farmacêuticas, Abrasivos, Material Plástico, Tintas e Vernizes de Guarulhos, Mairiporã, Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato - Rua Francisco Paula Santana, 119 - Tel. 209-7800 - Guarulhos (SP) Dir. Resp.: Antonio Silvan Oliveira - Jorn. Resp.: Dennis de Oliveira (MTb.18.447-SP)

Ano XIV - nº 55 - Maio de 2000

Aposentados organizam sindicato nacional

Entidade deverá ser fundada em congresso nacional da categoria marcado para os dias 15 e 16 de junho deste ano na Praia Grande

Os trabalhadores aposentados estão organizando, com apoio da central Força Sindical, a criação do seu sindicato nacional. Esta entidade irá representar este importante setor da sociedade brasileira que, ultimamente, vem sendo atingido pelas medidas econômicas do governo de Fernando Henrique Cardoso.

Não existe, hoje, uma representação nacional específica dos aposentados. Isto é um complicador para a categoria porque as decisões que afetam os aposentados são tomadas pelo governo federal. Assim, torna-se necessária a existência de um interlocutor nacional para negociar e lutar pelos direitos destes trabalhadores.

O vice-presidente do Sindicato dos Químicos de Guarulhos, Antonio Cortez Morais, está participando destas articulações que irão construir o Sindicato Nacional dos Aposentados. Segundo o vice-presidente, “as condições de vida do aposentado não estão nada fáceis, apesar do aumento do tempo médio de vida do aposentado, tem havido uma permanente falta de atenção para as suas necessidades”. Cortez enfatiza que “há mais de 20 anos, a população de aposentados aumenta em nosso país, somente na capital paulista, são 2 milhões de aposentados e pensionistas”.

Políticas públicas para os idosos

Hoje, segundo dados oficiais, mais de dois terços dos aposentados recebem benefícios de um salário mínimo (que é tido como um dos menores do mundo). “Com isto, afirma Cortez, a maioria dos aposentados, que trabalharam durante toda uma vida e, muitas vezes, em condições insalubres e perigosas, acaba terminando dependendo de favores de familiares e de outras pessoas para poder manter-se dignamente; isto quando não é obrigado a continuar a trabalhar”.

A idéia de construir um Sindicato dos Aposentados veio do estudo da experiência de outras nações. “Na Itália, conta Cortez, já existe um sindicato deste tipo que é fortíssimo, conta até com parlamentares”.

A proposta da Força Sindical, central que está incentivando a formação desta entidade, é que o futuro Sindicato Nacional dos Aposentados defenda a gestão tripartite dos institutos previdenciários, a implantação de um programa de atendimento médico domiciliar público para os aposentados, elaboração de políticas públicas para os idosos no âmbito federal, estadual e municipal, entre outros; além de participar de todas as negociações que envolvam questões relativas à legislação previdenciária.

Cortez afirma que o Sindicato Nacional dos Aposentados será resultado de uma preparação anterior que envolverá todos os sindicatos interessados que irá culminar com o Congresso de fundação da entidade, marcado para os dias 15 e 16 de junho deste ano, na cidade de Praia Grande (SP).

Nossos Anunciantes

[ InovaSoft - Sistemas & WebDesign ]