informequim
 jornal dos químicos de Guarulhos e região

Órgão oficial do STI Químicas, Farmacêuticas, Abrasivos, Material Plástico, Tintas e Vernizes de Guarulhos, Mairiporã, Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato - Rua Francisco Paula Santana, 119 - Tel. 209-7800 - Guarulhos (SP) Dir. Resp.: Antonio Silvan Oliveira - Jorn. Resp.: Dennis de Oliveira (MTb.18.447-SP)

Ano XIV - nº 54 - Abril de 2000

GRIPE OU RESFRIADO ?

Entre a população, de um modo geral, é muito comum essa dúvida. Afinal, o que é gripe e o que é resfriado? Para um maior esclarecimento, conversamos com o Dr. Francisco Luna, médico cooperado da Unimed Guarulhos, que, de maneira abrangente, nos esclarece a esse respeito, destacando a gripe, responsável por sérios problemas sociais e econômicos no mundo todo, pois a gripe, pode levar à cama e, por consequência, faltas ao trabalho, à escola, aos compromissos, hospitalização e até causar óbitos em pessoas de alto risco.

O que é a Gripe ?

A gripe é uma doença infecto-contagiosa que afeta as vias respiratórias, causada por um vírus chamado influenza. Suas manifestações são graves, como irritação na garganta, tosse frequente e obstrução nasal, normalmente acompanhada de febre alta, variando entre 39 a 40 graus, dor de cabeça, dores musculares, mal-estar geral etc.

E o resfriado ?

O resfriado pode ser causado por diversos vírus. Normalmente provoca uma leve irritação na garganta, coriza (inflamação catarral da mucosa das fossas nasais, com derrame mucoso pelas narinas), febre baixa e tosse, sendo que dificilmente deixa a pessoa acamada.

Como se contrai a gripe ?

O vírus gripal é altamente contagioso, sendo que a forma mais comum se dá através de gotículas no ar, passando de uma pessoa a outra, independente da idade. O contágio da gripe é mais comum entre pessoas próximas como familiares, amigos, colegas de trabalho ou de escola, ocasionando uma significativa perda da qualidade de vida.

A gripe pode ser fatal ?

Considerada uma doença quase que comum, a gripe, ao longo da história, causou inúmeras epidemias, registrando incontáveis casos de mortes entre as pessoas acometidas. Atualmente, graças aos avanços da medicina, esse quadro mudou. Mas, no entanto, não deve-se ficar alheio às suas consequências e complicações, especialmente as crianças, idosos acima dos 60 anos de idade, pessoas imunocomprometidas (aidéticos, por exemplo) e doentes crônicos, pessoas que já têm outras doenças, como diabetes, doenças pulmonares ou cardíacas crônicas.

Prevenção !

O meio mais eficaz de proteção contra a gripe é a vacinação. Esta, deve ser realizada todos os anos, sendo que o melhor período para se tomar a vacina é de março à maio, para proteger-se antes do inverno, época em que a gripe entra em seu auge. Exceção feita às pessoas alérgicas à proteína do ovo (na dúvida consulte um médico), todos podem e devem ser vacinados: crianças a partir dos 6 meses, até os 9 anos de idade, devem tomar a vacina em duas doses; acima desta faixa, uma dose a cada ano, pois a vacina tem efeito anual em razão da mutação do vírus, de acordo com a a Organização Mundial da Saúde. O tempo necessário para se ter proteção com a vacina é de aproximadamente 15 dias. Caso a pessoa fique gripada alguns dias após ser vacinada, significa que já estava com a doença em fase de incubação, antes de receber a dose da vacina.

Matéria extraída do Jornal da Usimed

[ InovaSoft - Sistemas & WebDesign ]