informequim
 jornal dos químicos de Guarulhos e região

Órgão oficial do STI Químicas, Farmacêuticas, Abrasivos, Material Plástico, Tintas e Vernizes de Guarulhos, Mairiporã, Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato - Rua Francisco Paula Santana, 119 - Tel. 209-7800 - Guarulhos (SP) Dir. Resp.: Antonio Silvan Oliveira - Jorn. Resp.: Dennis de Oliveira (MTb.18.447-SP)

Ano XIV - nº 54 - Abril de 2000

Projeto da prefeitura troca lixo reciclado por alimentos

Segundo Geraldo Queiroz, da Secretaria do Meio Ambiente, objetivo do projeto é desenvolver a consciência ambiental

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente vem desenvolvendo há cerca de um ano um projeto de reciclagem de lixo chamado “Vale Verde”. Este projeto consiste em trocar lixo reciclado pela população por alimentos. A tabela de trocas do projeto determina que será fornecido um quilo de alimento a cada quilo de alumínio reciclado, ou 15 quilos de vidro, 15 quilos de metal, 5 quilos de papel ou papelão ou ainda 5 quilos de plástico. Para falar mais deste projeto, a reportagem de Informequim entrevistou Geraldo Queiroz, diretor do Departamento de Relações do Meio Ambiente da Secretaria.

Informequim - De onde surgiu a idéia do projeto Vale Verde?
Geraldo Queiroz - Estive em Curitiba e lá conheci um projeto semelhante que resolvemos implantar aqui, priorizando nossa ação, principalmente nos bairros mais carentes. Neste projeto, o que queremos enfocar basicamente é a educação ambiental. Por isto, um ou dois dias antes da coleta do lixo reciclado, técnicos e monitores da Secretaria visitam as casas do bairro em que haverá a coleta, distribuindo material e falando do projeto. No dia marcado, as pessoas se dirigem até os caminhões de coleta com o material reciclado e retiram os alimentos.

Informequim - Este material coletado vai para onde?
Queiroz - Nós temos uma central de reciclagem em Taboão. Lá, este material recolhido é trabalhado, tem uma nova reciclagem mais rigorosa e classificado. Depois disto, ele é vendido e a receita é destinada ao fundo social do município para custear os seus projetos assistenciais.

Informequim - Como a população tem reagido?
Queiroz - De forma muito positiva. Na Cidade Jardim Cumbica, na última vez, coletamos 15 toneladas de lixo reciclado, só para ter uma dimensão. Graças a esta participação da população, os córregos estão mais limpos, pois o pessoal não está jogando garrafas plásticas, fogão velho, entulho nos córregos. Tanto é verdade que o problema das enchentes reduziu-se bastante na cidade. O ganho ambiental é o grande lucro deste projeto.

Informequim - As pessoas tem tido mais consciência da importância da reciclagem do lixo?
Queiroz - Olha, boa parte da população adulta recicla o lixo mas principalmente devido a possibilidade de trocá-lo por alimentos. Uma vez, estivemos em um bairro carente da cidade onde uma senhora com três filhos estava ansiosamente aguardando a coleta para poder ter algo que comer naquele dia. Estes são os problemas sociais que nós temos que enfrentar. Porém, as crianças, devido ao trabalho de educação ambiental existentes nas escolas, têm desenvolvido uma consciência maior da importância desta atitude.

Informequim - E quanto as empresas, a secretaria tem feito um trabalho com elas?
Queiroz - Temos feito um trabalho principalmente de educação ambiental junto com aquelas empresas que buscam a certificação do ISO 14.000 (proteção ao meio ambiente). Temos um trabalho bom com a Pfizer e uma grande contribuição da empresa Quitaúna que nos fornece gratuitamente os caminhões especiais para a coleta do lixo reciclado. Aquelas empresas que desejarem fazer esta parceria de educação ambiental conosco, é só ligar para 6468-0011, rama 2223 (Divisão de Educação Ambiental).

[ InovaSoft - Sistemas & WebDesign ]