informequim
 jornal dos químicos de Guarulhos e região

Órgão oficial do STI Químicas, Farmacêuticas, Abrasivos, Material Plástico, Tintas e Vernizes de Guarulhos, Mairiporã, Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato - Rua Francisco Paula Santana, 119 - Tel. 209-7800 - Guarulhos (SP) Dir. Resp.: Antonio Silvan Oliveira - Jorn. Resp.: Dennis de Oliveira (MTb.18.447-SP)

Ano XIV - nº 54 - Abril de 2000

Alimentação infantil: o que é melhor para seu filho

Cirlei Célia Gomes

O que combate a diarréia, previne a obesidade, protege contra infecções, tem nutrientes perfeitos, ajuda a estabelecer o vínculo afetivo e melhora o desenvolvimento global, ajuda a adiar uma nova gravidez (com alguns cuidados), protege a saúde da mãe, auxilia a involução (contração do útero após o parto)? Tudo isto e muito maios é proporcionado por um alimento ou uma forma de alimentar que se chama AMAMENTAÇÃO.

A amamentação custa menos que os leites industrializados e quanto mais se dá, mais se tem. Esta forma de alimentar tem sido substituída por leites industrializados que, além de não proporcionarem os benefícios do leite materno, ainda causam diversos problemas de saúde no bebê, como diarréias, infecções, entre outros.

No Brasil, antes da colonização, as índias amamentavam e as mulheres que vieram da Europa não tinham esta cultura, impondo às escravas o dever de amamentar os seus filhos, proibindo-as de amamentar os seus próprios filhos. Com o passar do tempo, as mulheres voltaram a amamentar, mas quando se tornava uma prática comum, as indústrias de derivados de leite invadiram o mercado com leites artificiais, dizendo que estes substituíam o leite materno. Como a mídia tem um poder de nos fazer acreditar em tudo que diz e mostra, acabamos aceitando nosso leite como fraco, o que é uma inverdade, pois leite fraco não existe.

O que ocorreu foi que ao dar leite artificial para os bebês, o índice de mortalidade infantil por diarréia aumentou no mundo todo, levando a Organização Mundial de Saúde a tomar medidas contra as indústrias e em benefício dos bebês, só que hoje ainda muitas mulheres ainda dão leite artificial sem necessidade (orientação médica).

É importante pensarmos sobre este assunto já que o leite materno é tudo o que bebê precisa dos zero aos seis meses de idade, pois contém água, vitaminas e nutrientes. Após os seis meses, ou por indicação médica, é importante continuar amamentando e introduzir outros alimentos na refeição dos bebês.

Vamos ser amigas do peito de nossos filhos de forma simples e amorosa – AMAMENTE. Continuaremos escrevendo sobre este tema. Entre em contato conosco para esclarecimento de dúvidas ou caso tenha alguma curiosidade.

Telefone: 5188-3838, código 65192 (BIP/ recados)

E-mail: cpsi@hotmail.com

Cirlei Célia é psicóloga e trabalha saúde da mulher e da criança.

[ InovaSoft - Sistemas & WebDesign ]