informequim
 jornal dos químicos de Guarulhos e região

Órgão oficial do STI Químicas, Farmacêuticas, Abrasivos, Material Plástico, Tintas e Vernizes de Guarulhos, Mairiporã, Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato - Rua Francisco Paula Santana, 119 - Tel. 209-7800 - Guarulhos (SP) Dir. Resp.: Antonio Silvan Oliveira - Jorn. Resp.: Dennis de Oliveira (MTb.18.447-SP)

Ano XIV - nº 57 - Julho de 2000

Mulheres em alta na política

Vilma Pardinho (diretora do Departamento Feminino)

Para ocupar cargos públicos, entre homem e a mulher, quem é mais...?

Homem

Mulher

Os dois

Nenhum

Não sabe

Confiável 23% 50% 20% 5% 3%
Honesto 12% 57% 20% 7% 4%
Competente 24% 43% 28% 2% 3%
Firme 38% 41% 17% 2% 3%
Capaz 28% 39% 29% %1 3%
Responsável 19% 53% 25% 2% 3%

O que foi feito pelos direitos das mulheres no Congresso Nacional durante o ano passado? Nesta edição o departamento feminino faz um balanço da atuação das mulheres com relação ao Congresso durante 1999. E, nessa retrospectiva, o destaque fica por conta de todas as proposições (projetos de lei, de decreto legislativo, de resolução, etc.) que caminharam por lá. Quais foram aprovadas em Comissões, quais viraram leis, que desafios marcaram o ano.

Nesta análise, ficamos sabendo que as mulheres, mesmo em minoria no Congresso, têm uma participação expressiva na apresentação dos projetos acompanhados. Vemos ainda que, no ano passado, primeiro de uma nova legislatura, foram apresentados muito mais projetos do que no ano anterior, e que 1999 foi marcado por vitórias, mas também por alguns retrocessos.

Pesquisa realizada pelo Instituto Vox Populi, no início deste ano, revelou que as mulheres estão em alta. Para a maioria dos brasileiros que respondeu à pesquisa, as mulheres foram consideradas mais honestas, mais confiáveis, mais competentes e mais responsáveis. Foram entrevistados 2002 brasileiros de todas as regiões do país que responderam às seguintes perguntas: Você votaria numa mulher para Prefeito de sua cidade? Para Governador de estado? E para Presidente da República? Quase 80% das pessoas disseram que votariam. Na mesma pesquisa 93% dos entrevistados disseram que as mulheres estão conquistando posição de maior destaque na sociedade e no mercado de trabalho. A pesquisa foi solicitada pela CNT - Confederação Nacional dos Trabalhadores.

Nossos Anunciantes

[ InovaSoft - Sistemas & WebDesign ]