informequim
 jornal dos químicos de Guarulhos e região

Órgão oficial do STI Químicas, Farmacêuticas, Abrasivos, Material Plástico, Tintas e Vernizes de Guarulhos, Mairiporã, Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato - Rua Francisco Paula Santana, 119 - Tel. 209-7800 - Guarulhos (SP) Dir. Resp.: Antonio Silvan Oliveira - Jorn. Resp.: Dennis de Oliveira (MTb.18.447-SP)

Ano XIV - nº 57 - Julho de 2000

Perguntas e respostas de como enfrentar este momento difícil

Cirlei Célia

A atual situação econômica e social do Brasil pede reflexão. Estamos no momento propício para reestruturação das nossas vidas. A vida se contrairá ou se expandirá na proporção da coragem que se tem.

A busca de soluções internas, isto é, voltar-se para dentro de nós é o melhor caminho para sairmos deste fluxo de pensamentos derrotistas. Você que está lendo este artigo observe os pensamentos que o rodeiam agora. Provavelmente referem-se a desemprego, crise, chefe grosseiro, pressão no trabalho por produção e outros. Vamos experimentar algo diferente. Mude de sintonia. Pense no que você mais gosta de fazer. Veja-se fazendo isto. Sinta o prazer de estar fazendo o que te dá prazer. Ouça os sons que o envolvem neste momento. Respire profundamente e deixe sua mente viajar. Você pode. Agora, perceba a diferença.

Estou falando de coragem e não de alienação. O indivíduo que se permite parar e sair desse fluxo negativista é alguém diferenciado. Cada um de nós é responsável por tudo que recebe, comece a jogar fora o que te magoa, o que te faz mal. Abra o coração para coisas construtivas e boas. Isto não é se alienar, é ser sábio.

É interessante conversarmos com alguns trabalhadores. A maioria gostaria de estar fazendo outra coisa e a comodidade de estar empregado o condiciona e limita. A partir do momento que ele sente uma ameaça, seja de demissão ou mudanças estruturais na empresa, fica mobilizado a preparar currículos, pesquisar o mercado em sua área, corre a fazer cursos de aperfeiçoamento ou pára e fica esperando o que vai acontecer. Convido-os a refletir, como você reage a mudanças? Pára ou vai em busca do novo. Pense nisto. E saiba que a angústia diante de uma situação de extrema ameaça mobiliza a inteligência no sentido de aliviar a angústia e reorganiza-se em face da realidade.

Nesta crise toda, com perda de direitos, negociações aquém do esperado, o maior equívoco é o trabalhador se sentir derrotado. O homem já nasceu vencedor. Venceu a maior parte de todas as corridas, a corrida para a vida. Entre milhões de espermatozóides, apenas um venceu. Você. Afirmo com muita segurança que já somos vencedores desde a fecundação, já surgimos para a vida vencendo. Lembre-se quantas coisas você já superou e que, naquele momento, era interminável, impossível de suportar , e você suportou e venceu com dificuldade. O mesmo se dará com relação ao que hoje para sua experiência é uma sensação de derrota, de perda. Olhe além, com pequenas ações, comuns até, ou com escolhas, poderá produzir resultados extraordinários.

Nossos Anunciantes

[ InovaSoft - Sistemas & WebDesign ]