informequim
 jornal dos químicos de Guarulhos e região

Órgão oficial do STI Químicas, Farmacêuticas, Abrasivos, Material Plástico, Tintas e Vernizes de Guarulhos, Mairiporã, Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato - Rua Francisco Paula Santana, 119 - Tel. 209-7800 - Guarulhos (SP) Dir. Resp.: Antonio Silvan Oliveira - Jorn. Resp.: Dennis de Oliveira (MTb.18.447-SP)

Ano XIV - nº 57 - Julho de 2000

Sindicato luta pelas 40 horas já

A partir de agosto, a diretoria do Sindicato estará dando início a sua campanha pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais. As empresas da categoria já estão sendo chamadas para a negociação. O Sindicato espera que as empresas tenham bom senso e apresentem propostas que caminhem para a redução.

A jornada de 40 horas semanais é o melhor caminho para a criação de novos postos de trabalho. Segundo cálculos do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos), a redução imediata para 40 horas semanais possibilitaria a criação de mais de 1,3 milhão de vagas novas. Países que reduziram a jornada, como a França (reduziu para 35 horas semanais) estão tendo uma queda significativa nos índices de desemprego.

Conforme noticiado no número anterior de Informequim, nos últimos anos as indústrias experimentaram um grande aumento na produtividade (capacidade de produção de um trabalhador). Com isto, enxugaram o número de trabalhadores contratados ao mesmo tempo que mantiveram ou até aumentaram o nível de produção. Maquinário moderno, novas formas de gerenciamento, terceirização de setores de apoio, entre outros, foram os responsáveis por este aumento da produtividade industrial.

As empresas ganharam, pois aumentaram o seu faturamento e reduziram as suas despesas com pessoal. Os trabalhadores perderam, seja aqueles que ficaram desempregados ou mesmo aqueles que continuaram empregados mas foram obrigados a suportar um ritmo mais intenso de trabalho. Não é a toa que as Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e o estresse são as doenças ocupacionais que mais crescem no moderno mundo do trabalho.

Redistribuir a produtividade

A redução da jornada é a forma mais justa e coletiva de redistribuição da produtividade que, até agora, só foi apropriada pelos patrões. Com ela, os trabalhadores terão mais tempo livre para dedicar-se a atividades lúdicas e de descanso ou até mesmo para a sua requalificação profissional. Além disto, a redução da jornada contribuirá para que se reduza a incidência de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. E, o mais importante, a redução da jornada servirá para a criação de novos postos de trabalho reintegrando vários trabalhadores excluídos socialmente devido ao desemprego. Mais trabalhadores empregados, mais gente consumindo, a economia cresce e o país reduz a recessão. Todos ganham.

Alguns empresários relutam em reduzir a jornada demonstrando mais uma vez a sua ganância. Não querem repartir uma pequena parte do bolo que ganharam nos últimos anos. Não se importam com o problema social, com a recessão econômica e não querem dar sua contribuição para que o país saia da crise. Uma postura individualista, mesquinha e anti-social que não combina com o discurso da modernidade apregoado por muitos. A diretoria do Sindicato espera que as empresas da base não tenham este comportamento e sentem a mesa para discutir a redução da jornada.

Dando o exemplo, a diretoria do Sindicato reduziu a jornada de trabalho de todos os seus funcionários para 40 horas semanais.Empresas da base já estão sendo chamadas para negociar a redução

Nossos Anunciantes

[ InovaSoft - Sistemas & WebDesign ]