informequim
 jornal dos químicos de Guarulhos e região

Órgão oficial do STI Químicas, Farmacêuticas, Abrasivos, Material Plástico, Tintas e Vernizes de Guarulhos, Mairiporã, Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato - Rua Francisco Paula Santana, 119 - Tel. 209-7800 - Guarulhos (SP) Dir. Resp.: Antonio Silvan Oliveira - Jorn. Resp.: Dennis de Oliveira (MTb.18.447-SP)

Ano XIV - nº 57 - Julho de 2000

Diretor do Sindicato sai candidato à vereador

Nelsão, diretor do Sindicato e funcionário da Karina, sai candidato a vereador nas próximas eleições. O presidente do Sindicato explica a importância desta candidatura

Toninho Silvan, presidente do Sindicato, apóia a candidatura de Nelsão, também diretor da entidade, a vereador pelo PSB em GuarulhosO Sindicato dos Químicos de Guarulhos tem um diretor que é candidato a vereador nas próximas eleições. Trata-se de Nelson Agostinho dos Santos, diretor do sindicato desde 1991 e operador de máquinas na Karina Indústria de Plásticos desde 1985. Nelsão, como é mais conhecido, é também técnico em segurança do trabalho e atua no Departamento de Saúde e Segurança e Meio Ambiente do Sindicato.

O presidente do Sindicato dos Químicos, Antonio Silvan Oliveira, explica nesta entrevista ao jornal Informequim porque é importante para a categoria dos químicos ter um vereador na Câmara Municipal de Guarulhos.

Informequim - Novamente, um diretor do Sindicato sai candidato a vereador em Guarulhos. Qual a importância desta empreitada do sindicato?

Antonio Silvan Oliveira - Guarulhos é uma cidade de trabalhadores. É um dos maiores parques industriais do Brasil e até da América Latina, sua população vive direta ou indiretamente dos rendimentos dos assalariados das indústrias. Apesar disto, a classe operária da cidade não tem nenhum representante no legislativo municipal. Vivemos um paradoxo, que aliás é típico da democracia brasileira, o que me faz questionar até onde vai realmente esta democracia: o segmento social mais importante da cidade não está representado no órgão que, oficialmente, é o representante da sociedade guarulhense.

Informequim - Um trabalhador na Câmara Municipal mudaria muito a situação atual do legislativo?

Silvan - É evidente que, sozinha, uma andorinha não faz verão, como diz o ditado. Mas o que queremos é que as reivindicações, as idéias, os anseios da classe operária da cidade tenham eco na Câmara Municipal. Temos lá vereadores ligados a empresários, a empreiteiras, a diversos segmentos sociais, todos importantes. Mas o segmento social mais numeroso e que mais necessita do amparo dos poderes públicos está ausente. O certo é que os trabalhadores, até pelo seu peso na composição da população, fossem maioria na Câmara. Como isto não é possível, pelo menos de imediato, queremos que pelo menos alguns representantes da nossa classe estejam lá. É bom lembrar que não é apenas o companheiro Nelsão que está saindo candidato a vereador das fileiras operárias. Há vários outros companheiros, de outras categorias profissionais, que também estão se candidatando.

Informequim - Uma crítica que com certeza será feita é que o sindicato não deve se meter com política...

Silvan - Esta visão é totalmente equivocada. O problema é que boa parte do nosso povo acha que política é só negociata, corrupção, acordos na calada da noite... É fato que isto prevalece na maioria dos círculos políticos. Por isto é comum ouvir dizer “eu detesto política”. Mas ao lado da política ruim, condenável, há a política sadia, aquela feita com transparência e nós, trabalhadores, temos que nos esforçar para fazer valer este tipo de política. Abandonar a política é um grande equívoco porque todos os nossos destinos dependem de decisões políticas. Desde asfaltar uma rua, ter uma escola no bairro, ampliar os postos de saúde e até mesmo questões maiores, como política salarial, direitos trabalhistas... Se nós que somos os maiores interessados nestas decisões políticas nos abstivermos desta participação, outros irão decidir por nós. E aí, claro, vai prevalecer os conchavos, as negociatas, a corrupção, e tudo mais.

Informequim - Quais serão as bandeiras que Nelsão irá defender em sua campanha?

Silvan - A plataforma do companheiro Nelsão expressa justamente os anseios dos trabalhadores e da população mais carente da cidade. Uma bandeira importante da candidatura de Nelsão é a criação de um Centro de Referência de Saúde Ocupacional, uma luta histórica do movimento sindical da cidade, pois é uma vergonha uma cidade como Guarulhos não ter uma política de atendimento ao trabalhador acidentado ou portador de doença ocupacional. Uma vez eleito, Nelsão vai brigar na Câmara para que isto seja aprovado. Outras bandeiras da plataforma de Nelsão: implantação de bases comunitárias de segurança nos bairros, melhorar o sistema viário nas áreas industriais, implantação de terminais de ônibus com baldeamentos sem necessidade de pagamento de mais de uma passagem, escolas profissionalizantes e bibliotecas nos bairros , entre outras.

Informequim - Você espera que a categoria profissional apóie em massa o companheiro Nelsão?

Silvan - Olha, o que eu posso dizer é que o Sindicato dá todo o seu aval a esta candidatura porque conhece o trabalho do companheiro Nelsão e acredita que ele será um representante de qualidade da nossa classe no Legislativo municipal. Quanto ao apoio da categoria, é claro que esperamos que os companheiros também reconheçam a necessidade de termos um representante no Legislativo e que o companheiro Nelsão reúne as qualidades para tal. Não adianta apenas ficar reclamando dos maus políticos, da sujeira, da corrupção se na hora em que se é chamado para eleger os representantes, se usa o expediente de trocar o voto por um favor (um saco de cimento, uma cesta básica, um emprego público, etc.). Eleição é coisa séria, vamos colocar lá nossos representantes, os que vão fazer as leis e governar o município por quatro anos. Por isto, nestas eleições, os trabalhadores têm uma grande oportunidade não só de dar o troco nos políticos corruptos como também de colocar um representante da nossa classe no legislativo.

Nossos Anunciantes

[ InovaSoft - Sistemas & WebDesign ]