Órgão oficial do STI Químicas, Farmacêuticas, Abrasivos, Material Plástico, Tintas e Vernizes de Guarulhos, Mairiporã, Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato - Filiado à Central Força Sindical - Rua Francisco Paula Santana, 119 - Tel. 209-7800 e 6463-2244 - Guarulhos (SP) - Dir. Resp.: Antonio Silvan Oliveira - Jorn. Resp.: Luís Alberto Caju (Mtb.19.281-SP)

Consumidor já pode contar com Idecon
A entidade vai trabalhar também com pesquisa de preços em várias regiões da cidade

No final de fevereiro, com a presença de diversos convidados, inclusive do prefeito Elói Pietá, foi inaugurado o Instituto de Defesa do Consumidor (Idecon). De acordo com o presidente da entidade, o advogado e ex-coordenador do Procon/Guarulhos, Reginaldo Sena, o Idecon atenderá o consumidor nas vias administrativas e judiciais, encaminhando o problema ao fornecedor, seja ele de qualquer ramo comercial. “Vamos notifica-lo, como o Procon faz atualmente, e buscarmos uma resposta. Caso o retorno seja positivo, o problema termina ali. Do contrário, a empresa é convocada para conciliação no Idecon, com assistência de um especialista no assunto (se for na construção civil terá a presença de um arquiteto). Não houve acordo, o problema é remetido ao Procon. Continua sem solução? Entraremos nas vias judiciais. Daí em diante, o consumidor torna-se sócio do Idecon, pagando uma mensalidade anual de R$ 100,00 e prosseguiremos na sua defesa”, explicou.

O Idecon também vai trabalhar com pesquisa de preços em várias regiões da cidade. “Vamos comparar o preço do pãozinho no Parque Cecap e Jardim São João. Depois divulgaremos esses valores à comunidade, mostrando a variação do preço na cesta básica, gás de cozinha, produtos da construção civil”, afirmou. Outra arma estratégica na fiscalização dos preços, segundo Sena, é a presença do cliente oculto. “Será um diretor do Idecon, que de vez em quando visitará uma empresa no comércio ou prestador de serviço para averiguar a qualidade do produto e atendimento. Ele fará um relatório a respeito do assunto”, disse.

Sena alerta que o mau atendimento dispensado aos consumidores será um dos alvos do Idecon. “A maioria das empresas preza a qualidade da pré-venda. Caso o cliente retorne com problema resolva. Porque esse consumidor compra e não retorna mais. A pior propaganda aquela feita com o vizinho, no jogo de futebol, no bar. Para reduzir este tipo de problema, faremos curso de formação para consumidores e fornecedores, visando o aumento da qualidade do atendimento”, afirmou.

O atendimento no Idecon será gratuito para todas as pessoas, associadas ou não. Caso deseje que a entidade assuma uma demanda, terá de ficar sócio. Para os trabalhadores sindicalizados, será cobrada anuidade de R$ 50,00 e vai receber também toda a assistência.
ANO 17 - Nº 77
MARÇO DE 2003



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