Órgão oficial do STI Químicas, Farmacêuticas, Abrasivos, Material Plástico, Tintas e Vernizes de Guarulhos, Mairiporã, Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato - Filiado à Central Força Sindical - Rua Francisco Paula Santana, 119 - Tel. 209-7800 e 6463-2244 - Guarulhos (SP) - Dir. Resp.: Antonio Silvan Oliveira - Jorn. Resp.: Luís Alberto Caju (Mtb.19.281-SP)

Prefeitura desmente suposta “indústria” de multas na cidade
“Guarulhos não tem número suficiente de guardas civis municipais para fiscalizar o trânsito”. Esta é a avaliação do coordenador da Jarí (Junta Administrativa de Recurso de Infrações), Carlos Alberto da Silva. Segundo ele, a maioria das multas ocorre por estacionamento em locais proibidos, falta de cinto de segurança, dirigir atendendo celular, excesso de velocidade e trafegar na contramão. Quanto à carta do leitor José Rui Alves, publicada na edição do mês passado, que alega ter sido multado duas vezes por não usar cinto de segurança, Silva garante que o convidou para conhecer o sistema de trabalho da Jarí e mostrar que não existe indústria de multas na cidade.

“Estamos dispostos a ir até o local e mostrar como o guarda faz o seu trabalho. O primeiro passo, caso o vidro do carro esteja aberto, é orientar quanto ao uso do cinto. Porém, muitos motoristas ofendem os nosso guardas. Só é autuado quem não está com cinto de segurança. Na dúvida, não ocorre a multa”, explicou.

“Não é possível fiscalizar toda a cidade. Para realizar essa função de forma satisfatória, Guarulhos precisaria de 500 Guardas Civis Municipais, só para trabalhar no trânsito. Atualmente, o setor de trânsito conta com 30 homens”, afirmou. Excesso de multas, na avaliação de Silva, não é interessante para qualquer município. “Ganha-se dinheiro, mas teremos hospitais cheios de acidentados. O nosso maior nível de ocorrência é de motoristas que estacionam na calçada, desrespeito à sinalização, além de vários atropelamentos, a maioria na periferia”, justificou.

Ele explica que a multa é confirmada ou não pelo órgão de trânsito. “Os guardas apenas autuam. Este auto de infração pode virar multa ou pena administrativa, dependendo de diversas análises. Em algumas ocorrências, ele é enviado até ao Ministério Público”, disse. Caso o guarda civil cometa erro e prejudique o motorista, de acordo com Silva, ocorre abertura de sindicância e provável punição, se constatada culpa.

Opinião: Apesar da justificativa da Prefeitura, a diretoria do Sindicato dos Químicos vai deixar espaço reservado aos leitores neste jornal, vítimas de abuso ou despreparo dos responsáveis pela melhora no trânsito.
ANO 17 - Nº 77
MARÇO DE 2003



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