Órgão oficial do STI Químicas, Farmacêuticas, Abrasivos, Material Plástico, Tintas e Vernizes de Guarulhos, Mairiporã, Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato - Filiado à Central Força Sindical - Rua Francisco Paula Santana, 119 - Tel. 209-7800 e 6463-2244 - Guarulhos (SP) - Dir. Resp.: Antonio Silvan Oliveira - Jorn. Resp.: Luís Alberto Caju (Mtb.19.281-SP)

Juros altos não geram empregos
No dia 1º de março o presidente Luiz Inácio Lula da Silva completou dois meses de governo. Neste curto período percebemos que a política de juros segue a mesma linha adotada pelo ex-ministro da Fazenda Pedro Malan. Tenta-se combater a inflação aumentando a taxa Selic, atualmente em 26,5%. Em vez de se criar política de geração de mais postos de trabalho, aumentando a renda da população e conseqüentemente a produção. A regra do capitalismo é clara: quando a fábrica começa a reduzir o ritmo na linha de montagem, menos mercadorias irão para as lojas, que diminuem as encomendas por falta de compradores e o resultado será desemprego.

O governo alega que a alta na taxa Selic é para combater a inflação, ou seja, impedir que o brasileiro continue comprando, segurando o consumo. Desta forma, os preços cairão. Mas a inflação não subiu por aumento na demanda. Aliás, são poucas as pessoas com dinheiro no bolso para entrar numa loja e adquirir algum eletrodoméstico à vista. Mesmo a prazo, muitos não fecham negócio, por causa dos juros elevados, com algumas lojas cobrando quase 100% ao ano, conforme reportagem que publicamos nesta edição.

No acumulado de novembro a fevereiro, o INPC chegou a 10,44%. As tarifas dos ônibus subiram 21,40%, o Metrô 18,70%, o IPTU 20%, álcool 28,10%, arroz 15,82%, açúcar 47,31%. O telefone, luz e água também tiveram reajustes. As despesas com funcionário na composição do preço do produto em média é de 15%, enquanto matéria-prima + insumos + impostos isto sim gera inflação e tudo isso tem aumentado com aval do Governo Federal, que no caso do setor plástico é através da Petrobrás e Odebrech.

Agora com o governo aumentando os juros, essa situação piora porque o poder de compra do brasileiro fica mais baixo. É errado combater inflação elevando a Selic. É a mesma coisa de pedir ao doente para emagrecer só comendo verdura. Ele vai acabar desenvolvendo anemia e desmaiando no meio da rua, correndo o risco de morrer atropelado.

Nesta história de juros altos, os únicos ganhadores são o governo com a valorização dos seus títulos públicos e os banqueiros, que pagam menos imposto que qualquer cidadão neste País. O governo Lula precisa mostrar o rompimento com a política econômica herdada do ministro da Fazenda Pedro Malan. Quando o brasileiro votou e escolheu o PT para dirigir a Nação, foi para mudar o estilo FHC, que em oito anos praticamente aniquilou a nossa economia. Se fosse para continuar o mesmo ritmo, com alta freqüente de juros e aumento do desemprego, seria melhor o PT ter amargado outra derrota presidencial. O Brasil precisa de mais trabalho, isto é obtido através de elevação da produção dentro das fábricas; desta forma teremos aumento da renda, que poderá ativar as vendas no comércio. Ainda há tempo para reverter este quadro, do contrário vai começar a reprise de um filme que todos nós conhecemos nos últimos anos...
ANO 17 - Nº 77
MARÇO DE 2003

EDITORIAL
Juros altos não
geram empregos
Expediente
ESPAÇO FORÇA
  Núcleo de conciliação
é o caminho rápido
para resolver direitos trabalhistas
Ato de protesto na Praça Ramos de Azevedo
Anote o endereço da Força Sindical Regional Guarulhos
GERAL
Idecon aponta campeões de juros altos em Guarulhos
Prefeitura desmente suposta “indústria” de multas na cidade
Governo reajusta valor dos combustíveis para beneficiar acionistas
Preço do gás é alto para aumentar lucro da Petrobrás
Aprovação de projeto alterando o zoneamento gera emprego
Muçulmanos dizem que domínio americano sobre iraquianos será uma catástrofe
Bush está de olho no
petróleo do Iraque
Ataque ao Iraque poderá custar US$ 200 bilhões
Você sabe a besteira que falou ministro Graziano?
APOSENTADORIA
Como comprovar tempo trabalhado quando se perde a carteira profissional
Caminhos para chegar
à aposentadoria “Especial”
DEFESA DO CONSUMIDOR
Consumidor já pode contar com Idecon
É legítimo o instituto disputar espaço com instituições públicas
Serviço: O Idecon fica à rua Iraci Santana, 22, Macedo. Funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 13h aos sábados.
JURÍDICO
Telefone do Depto. Jurídico do Sindicato:
SINDICATO EM AÇÃO
Flexiplast: greve por causa de inúmeras irregularidades
Rijo Plastic: problemas de caixa e atraso de pagamento de salários
DisparFilm: Cortou todos os benefícios concedidos aos seus funcionários
Cristal Line: fiscalização para apuração dos fatos
Amerbrás: Sindicato vai denunciá-la no Ministério do Trabalho
Genco: assembléia para os funcionários entrarem de férias
Multipack: a empresa reduziu os valores dos tíquetes
Akzo Nobel: intenção de se esquivar da responsabilidade
Valflex: reivindicação de cesta básica e assistência médica gratuita