informequim
 jornal dos químicos de Guarulhos e região

Órgão oficial do STI Químicas, Farmacêuticas, Abrasivos, Material Plástico, Tintas e Vernizes de Guarulhos, Mairiporã, Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato - Rua Francisco Paula Santana, 119 - Tel. 209-7800 - Guarulhos (SP) Dir. Resp.: Antonio Silvan Oliveira - Jorn. Resp.: Dennis de Oliveira (MTb.18.447-SP)

Ano XIV - nº 53 - Março de 2000

MULHERES: Não somos só “ Cor de Rosa Choque”

No último dia 8 de março comemoramos o dia Internacional da Mulher, data esta simbolizada em razão do assassinato de mulheres que faziam greve em uma fábrica. Mas sabemos que as perseguições contra as mulheres advém desde a Gênese, isto é desde o inicio do mundo.

Eva conforme aprendemos era parte de Adão, então não existiria se não existisse Adão... será? E quando esta mulher resolveu tomar uma atitude para aprender algo novo, é colocado sobre suas costas a responsabilidade do pecado do mundo. Vamos para a Idade Média, diversas mulheres foram queimadas vivas acusadas de bruxaria devido a ignorância de alguns que não suportavam vê-las felizes e livres para fazerem o que quisessem com suas vidas. Na Idade Moderna temos mulheres novamente queimadas vivas por reivindicarem seus direitos trabalhistas, novamente a ignorância domina a sensatez.

No momento atual as mulheres de todo o mundo passam por um processo de transformação, em alguns países de forma tímida em outros mais agressivamente, no bom sentido é claro, não se pretende queimar ninguém na fogueira, apenas assumir papéis antes estritamente masculino, mas que qualquer ser humano pode realizar.

Os movimentos de mudança iniciaram-se no século passado, com uma grande revolução de comportamento, abrindo fogo contra todos os preconceitos.

Mulher: sinônimo de garra, força, perseverança, conquistas, fé, amor, caridade e vida.

Os homens e nós mesmas sempre nos vimos como amantes, parideiras, e donas de casa. Mas agora sabemos que temos mais, pois enquanto os homens trabalhavam fora de casa fazendo exatamente a mesma coisa todos os dias, as mulheres administravam o orçamento da casa, gerenciavam conflitos (filhos e pai etc.), praticavam pesquisas de preços e negociavam melhores condições de pagamentos, enfim a vivência da mulher em seu cotidiano deu-lhe uma gama de atributos profissionais que os homens não tiveram tempo de desenvolver. Com sua intuição nata e todos os outros atributos, o mercado de trabalho abriu-lhes as portas por sua competência e destreza. Agora cabe às mulheres também afirmar sua feminilidade e não negá-la, crescendo como mulher e integrando o seu lado masculino de forma saudável.

Os homens estão desenvolvendo seu lado feminino agora, então as mulheres estão um passo à frente ganhando espaços. Mas precisam saber os prós e os contras disso. O fundamental é respeitar-se e conhecer-se. Parabéns Mulheres sempre.

Cirlei Célia Gomes (Psicóloga da AAESP – Regional Guarulhos) Contatos: 5188-3838 – Código: 65192

[ InovaSoft - Sistemas & WebDesign ]