informequim
 jornal dos químicos de Guarulhos e região

Órgão oficial do STI Químicas, Farmacêuticas, Abrasivos, Material Plástico, Tintas e Vernizes de Guarulhos, Mairiporã, Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato - Rua Francisco Paula Santana, 119 - Tel. 209-7800 - Guarulhos (SP) Dir. Resp.: Antonio Silvan Oliveira - Jorn. Resp.: Dennis de Oliveira (MTb.18.447-SP)

Ano XIV - nº 53 - Março de 2000

FINOPLASTIC frauda legislação trabalhista

A empresa está contratando trabalhadores pelo sistema de cooperativas de trabalho, o que no entender do Sindicato, é uma fraude. O sistema de cooperativa pressupõe liberdade entre os seus membros, donos do próprio negócio, distribuição de dividendos em igualdade entre as pessoas. Não é o que acontece neste caso, por isto trata-se de uma fraude.

A empresa só quer explorar a mão de obra, deixando de recolher os encargos sociais e pagando menos, porém, mantendo o mesmo poder de mando sobre os trabalhadores. O cooperativismo é uma idéia interessante, há vários exemplos de cooperativas importantes, como a Unimed (cooperativa de médicos), cooperativas agrícolas, entre outras. Não há como fazer uma cooperativa de trabalhadores que continuarão subordinados às regras determinadas por um patrão, como cumprimento de horários, normas internas, ritmo de produção, entre outros.

No último dia 2, o Sindicato fez um protesto na porta da Finoplastic com a participação de várias entidades sindicais da região. O Ministério do Trabalho já está tomando as providências, a pedido do Sindicato.

A diretoria do Sindicato alerta os demais empresários para que não caiam nessa, há várias outras maneiras de reduzir o custo da produção que não sejam necessariamente nas costas dos trabalhadores.

[ InovaSoft - Sistemas & WebDesign ]