Órgão oficial do STI Químicas, Farmacêuticas, Abrasivos, Material Plástico, Tintas e Vernizes de Guarulhos, Mairiporã, Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato - Filiado à Central Força Sindical - Rua Francisco Paula Santana, 119 - Tel. 209-7800 e 6463-2244 - Guarulhos (SP) - Dir. Resp.: Antonio Silvan Oliveira - Jorn. Resp.: Luís Alberto Caju (Mtb.19.281-SP)

Conheça as características do Perfil Profissiográfico Previdenciário

No espaço destinado à Individualidade, a empresa deverá historiar, durante toda a vigência do Contrato de Trabalho, a rotina e as mutações ocorridas na jornada de trabalho do empregado com ênfase na exposição a riscos. No campo da Atualidade, a empresa precisa reunir todas as informações relativas ao trabalhador permanentemente atualizadas e fornece-las a este quando do término do contrato ou no momento da aposentadoria.

Quanto à Veracidade, o Perfil Profissiográfico Previdenciário deve ser o retrato fiel das condições de trabalho na Empresa, refletindo a realidade do serviço e as condições pessoais do empregado, tais como acidentes de trabalho, ASO, exames audiométricos periódicos, fornecimento e uso de EPIs e ou EPCs, progressão funcional e outros.

A partir de 29 de abril de 1995, a prova de efetiva exposição a agentes nocivos à saúde ou à integridade física do trabalhador passou a ser feita pelo DSS – 8030 (antigo SB-40), o qual deve ser emitido com base em “Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho” (Expedido por Engenheiro ou Médico do Trabalho). Porém, o DSS-8030 foi criado para ter duração temporária, a partir daquela mesma data (29 de abril de 95) a empresa deverá também elaborar e manter atualizado o Perfil Profissiográfico abrangendo as atividades desenvolvidas pelo trabalhador, e fornecer a este cópia autêntica desse documento quando da rescisão do contrato de trabalho, esses dados constam do artigo 68, parágrafo 6º do Decreto nº 3.048/99.

Enquanto não for definido modelo próprio para emissão do Perfil Profissiográfico, a empresa poderá fornecer ao empregado o DSS-8030.

Pela IN nº 57/2001, o INSS/MPAS informa que, na fiscalização das empresas com segurados que exerçam atividade que permita a concessão de aposentadoria especial, o fiscal solicitará os seguintes documentos: PPRA, Laudo Técnico, Perfil Profissiográfico e PCMSO.

O PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) a empresa deve ter por basicamente, por dois motivos: 1º) Por força de Lei do Ministério do Trabalho – NR-9; 2º) Para fornecer os dados técnicos para elaboração do DSS – 8030, do Laudo Técnico e do Perfil Profissiográfico.

O Laudo Técnico deve ser emitido quando existir no ambiente de trabalho do empregado efetiva exposição a agentes nocivos à saúde ou à integridade física do trabalhador. Ele precisa ser expedido por Engenheiro de Segurança do Trabalho ou Médico do Trabalho.

É a base de informações para a emissão do DSS-8030 (quando o trabalhador está exposto a agentes nocivos) e para emissão do Perfil Profissiográfico. O Laudo tem de conter as informações detalhadas, solicitadas pela OS-600 do INSS/MPAS.

A empresa que não mantiver o Laudo Técnico atualizado com referência aos agentes nocivos, ou emitir documentos em desacordo com o respectivo Laudo, estará sujeita a multa variável de R$ 758,11 a R$ 75.810,59 (valor atualizado em 1º de junho de 2001).

O PMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) a empresa deve ter basicamente por dois motivos: 1º) Por força de Lei do Ministério do Trabalho – NR-7; 2º) Para realizar a ASO (Avaliação de Saúde Ocupacional) dos funcionários.

DSS-8030/Dirben-8030 é o modelo próprio da Previdência Social, que deve ser fornecido ao funcionário, quando solicitado, para comprovação de exposição a agentes nocivos à saúde ou à integridade física do trabalhador.
ANO 16 - Nº 75
DEZEMBRO DE 2002



EDITORIAL
A terapia chamada autocrítica
Expediente
ESPAÇO DA FORÇA SINDICAL GUARULHOS
  II Encontro de Beleza de Guarulhos e Região
Anote o endereço da Força Sindical Regional Guarulhos
GERAL
O vilão das enchentes:
Canal de Circumvalação
Mudança no curso do
Tietê afetou a cidade
Viagra reduz extermínio
de animais
Pressão aumenta risco de acidentes no local de serviço
Ministério da Saúde poderá bancar tratamento no Exterior
Metas de inflação podem estourar neste ano e 2003
Guarulhos completa 442 anos
Geraldo Alckmin dá o presente “de grego” para a cidade
FORMATURA DE TRABALHADORES DA FURP
SINDICAL
Como nasceu o Sindicato dos Químicos de Guarulhos
Fiquei emocionado quando compramos o primeiro carro
Presidente recepciona e elogia fundador da Entidade
SINDICATO EM AÇÃO
Taurus mudará deixando funcionários com LER
Orema reduz tempo de parada ao final de jornada
Saint Gobain está terceirizando o depósito de produtos
Valflex deixa funcionários trabalharem em condições precárias, mas promete criar CIPA
Filtertek usa mão-de-obra terceirizada na linha de produção
BM Shemical: trabalhadores dessa empresa reivindicam o adicional de periculosidade
Metalcor: Natal sem salário
Omega Plásticos promete registrar funcionários
Hansa e Bandeirante: funcionários registrados numa função exercem outra
Propepack não tem CIPA e trabalha sábado, domingo e feriado sem pagar extra
Nautika aumentou o tíquete alimentação
Veja a importância do Sindicato na Negociação Coletiva
ASSOCIADOS
Porque tornar-se sócio voluntário
Imprima o Formulário de Associação ao Sindicato
INFRAESTRUTURA
Habitação
Colônia de Férias
Salão de Eventos
Clube de Campo
Dentistas
Cabeleireiros
NOSSOS ANUNCIANTES
POSTOS DE DISTRIBUIÇÃO DO INFORMEQUIM
JURÍDICO
DICAS DE DEFESA DO CONSUMIDOR
Conheça as características do Perfil Profissiográfico Previdenciário
Telefone do Depto. Jurídico do Sindicato:
6463-2674
SAÚDE E SEGURANÇA
I Encontro Intersindical de Saúde e Segurança no Trabalho
Jornada excessiva prejudica mulher trabalhadora
Aché realiza II Jornada de Voluntariado
CIDADANIA
HINO A GUARULHOS: para você guardar
· Página Principal · O que é o Sindicato · Diretoria · Conv. Coletiva da Categoria · Conv. Coletiva de Injetoras ·
· Serviços aos Associados · Associe-se já! · Notícias · INFORMEQUIM · Fale Conosco! ·