Órgão oficial do STI Químicas, Farmacêuticas, Abrasivos, Material Plástico, Tintas e Vernizes de Guarulhos, Mairiporã, Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato - Filiado à Central Força Sindical - Rua Francisco Paula Santana, 119 - Tel. 209-7800 e 6463-2244 - Guarulhos (SP) - Dir. Resp.: Antonio Silvan Oliveira - Jorn. Resp.: Luís Alberto Caju (Mtb.19.281-SP)

Muitas empresas ignoram política de prevenção de acidentes
O diretor do Departamento de Saúde do Sindicato dos Químicos de Guarulhos, Severino Marques da Silva, destacou durante o V Encontro de Cipeiros, realizado em abril no salão de eventos da Entidade, que ainda há empresas ignorando a prevenção, como política correta de evitar acidentes de trabalho. “Muitas continuam nos moldes antigos. Consideram a prevenção um custo. Não concordamos, porque a nossa convenção coletiva determina custo às empresas onde ocorreu acidente de trabalho. Alguns preferem burlar, pois não olham seus funcionários como parceiros e sim um produto descartável”, disse. Com a promulgação da Constituição de 1988, este quadro sofreu mudanças, com surgimento do custo na área cível. Dependendo da forma como ocorreu o acidente na empresa, ela poderá ser processada e pagar indenização por causa da negligência que contribuiu na perda da vida ou mutilação do empregado. “O empresário sério sabe que o melhor investimento é a prevenção. Não há outro”, destacou.

Outro problema grave, na avaliação do vice-presidente do Sindicato, Antônio Cortez Morais, é a mudança imposta pela Previdência em relação à aposentadoria especial por causa da queda na arrecadação. “O governo tentou passar a imagem de melhoria, afirmando que o benefício era indevido. Com a mini-reforma da Previdência, em 1998, o uso do EPI amenizava ou eliminava de tal forma que não era caracterizado a aposentadoria especial. Hoje para ter este direito, explica, o trabalhador precisa provar através de laudo ambiental feito na empresa, descrever todos os produtos agressivos, os quais tinha contato. “O problema é que estas substâncias não constam da lista como perigosos. São importados, alguns muito perigosos e proibidos em países europeus. Entram no país sem qualquer informação técnica. O trabalhador não tem meios de provar sua periculosidade”, alertou.

A auto-estima no emprego, outro item destacado no V Encontro de Cipeiros, segundo a psicóloga Rosemeire Lopes de Souza, é outro recurso merecedor de investimento. “Quanto mais aplicar dinheiro no bem-estar do funcionário, maior será a produção na empresa. O grande questionamento é fazer o empregado sentir prazer no trabalho, gostar de realizar aquela função”, disse. De acordo com ela, melhoria salarial, benefícios e realização de palestras, são capazes de tornar gostosa a relação entre empresa e família. “Pessoas com baixa-estima não produzem. Ameaçar o trabalhador pode resultar em atrasos. O funcionário não sente vontade de ir à empresa, provocando prejuízo”, explicou.
ANO 17 - Nº 78
MAIO DE 2003



EDITORIAL
Quem será o próximo?
Expediente
ESPAÇO FORÇA
  Habib‘s faz treinamento de funcionários na Força Sindical Regional Guarulhos
Força Sindical Regional Guarulhos e Secretaria
Nacional de Formação promovem curso na cidade
Anote o endereço da Força Sindical Regional Guarulhos
GERAL
Guarulhos tem novo subdelegado do Trabalho
Previdência regulariza situação de funcionária
afastada por acidente de trabalho na Cofen
Força Sindical confirma proposta de 10 salários mínimos para reforma da Previdência
Quem ganha menos tem maior aumento de preço
Parceria entre Sindicato, Aché e Senac beneficia adolescentes do Jardim Maria Dirce
Jovens reclamam de falta de oportunidades
Buracos tomam conta da avenida Baquirivu
DEFESA DO CONSUMIDOR
Cuidado ao comprar veículo usado
Crime organizado movimenta US$ 3 bilhões
Continental é acusada de lesar moradores
SINDICATO EM AÇÃO
Empresas começam repor perdas salariais
Akzo Nobel parte para ignorância e recusa negociação
Sindicato fez paralisações de advertência em várias indústrias
Campanha Unificada
Consultoria na Furp
PPR
Aché: redução da jornada de trabalho
APOSENTADOS
Aposentados fazem a festa
CIDADANIA
HINO A GUARULHOS: Para você guardar
SAÚDE E SEGURANÇA
Sindicato realiza V Encontro de Cipeiros
Muitas empresas ignoram política de prevenção de acidentes
ASSOCIADOS
Porque tornar-se sócio voluntário
Imprima o Formulário de Associação ao Sindicato
Nossos Anunciantes
Postos de distribuição do Informequim
FEMININO
Benefícios atingem 36,6% das mulheres trabalhadoras
· Página Principal · O que é o Sindicato · Diretoria · Conv. Coletiva da Categoria · Conv. Coletiva de Injetoras ·
· Serviços aos Associados · Associe-se já! · Notícias · INFORMEQUIM · Fale Conosco! ·