Órgão oficial do STI Químicas, Farmacêuticas, Abrasivos, Material Plástico, Tintas e Vernizes de Guarulhos, Mairiporã, Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato - Filiado à Central Força Sindical - Rua Francisco Paula Santana, 119 - Tel. 209-7800 e 6463-2244 - Guarulhos (SP) - Dir. Resp.: Antonio Silvan Oliveira - Jorn. Resp.: Luís Alberto Caju (Mtb.19.281-SP)

Parceria entre Sindicato, Aché e Senac beneficia adolescentes do Jardim Maria Dirce
O Programa Educação para o Trabalho começou a funcionar no mês passado

Cento e sessenta adolescentes do Jardim Maria Dirce, Zona Leste da cidade, desde o dia 22 de abril participam do Programa Educação para o Trabalho, uma parceria entre Sindicato dos Químicos de Guarulhos, Aché Laboratórios e Senac. Durante 1 ano, 4h30 por dia, de segunda a sexta-feira, eles serão preparados e formados para o mercado de trabalho. Receberão todas as informações de como entrar e conseguir continuar trabalhando “Abrange a parte de informática, abertura de pequenos negócios, de comunicação, marketing pessoal, saúde e planejamento familiar. Este jovem vai entender como usar os cabelos, os motivos de não ir com roupa rasgada (jeans) numa entrevista, as meninas saberão por quê não vestir miniblusa quando for procurar emprego”, explicou a gerente de Benefícios do Aché Laboratórios, Márcia Cobellis.

Durante o curso, os adolescente aprenderão como passar fax, atender telefone e rotina de um local de trabalho. “Eles irão para a empresa e passarão 10 dias vivenciando o aprendizado. Recebem a teoria, depois a prática. A família deles é movimentada neste sentido, pois esses jovens vão se transformar, amadurecendo e começando a entender as questões do mundo do trabalho”, disse. A diferença entre o adolescente comum e o que passará no Programa Educação para o Trabalho é resumida na experiência, destaca Márcia: “Estará mais maduro e responsável. Sabe que precisa chegar no horário, cumprir regras. É diferente de admitir um jovem na rua e dar-lhe o primeiro emprego, quando ele ainda não entende esta relação de trabalho”.

Quanto à parceria firmada com o Sindicato dos Químicos e Senac, é grande a expectativa do gerente de RH do Aché, Antonio Carlos de Almeida. “É a primeira vez que fazemos uma experiência desta com um Sindicato num projeto social de grande alcance. Pretendemos fortalecer essa relação com o capital e trabalho. Que isso sirva de exemplo para outras companhias”, destacou. Neste curso, ressalta, o adolescente poderá oferecer mais condições de entender o funcionamento do mercado.

Programa já atendeu 25 mil jovens em SP

O Programa Educação para o Trabalho, desde 1996, já atendeu 25 mil jovens no Estado de São Paulo, desse montante 60% estão empregados. Com carga horária de 387 horas, ele funciona de segunda a sexta-feira, durante um semestre. Neste período os participantes, adolescentes de 15,5 a 18 anos conhecerão os componentes básicos do exigente mercado de trabalho. “Hoje, as empresas pedem jovens rápidos nas respostas, para conseguir isso é necessário elevar a auto-estima deles”, destacou a coordenadora do Senac, Maria Tânia Silva Bueno.

Segundo o presidente do Sindicato dos Químicos de Guarulhos, Toninho Silvan, este tipo de parceria firmado com o Aché em benefício da comunidade deve ser o exemplo a ser seguido por outras empresas. “Nós vamos procurar ampliar este programa. Entendemos que não é nossa obrigação, mas sabemos a imensa responsabilidade em criar alternativas para esses jovens”, disse. De acordo com Silvan, além da perspectiva de gerar renda num futuro emprego, o Programa Educação para o Trabalho retira os adolescentes das ruas, evitando que eles tornem-se reféns da violência. “Ao escolhermos a comunidade do Jardim Maria Dirce como núcleo deste novo trabalho, percebemos a ausência de políticas públicas do Estado. Numa segunda fase, teremos o funcionamento de uma creche durante 24 horas, visando atender às necessidades do trabalhador da nossa categoria. Contaremos com a parceria da Uniepre, que fornecerá profissionais capacitados para cuidar das crianças e vai administrar a creche. Ela já tem unidades escolares em grandes empresas de Guarulhos”, explicou.

Na avaliação da diretora do Sindicato dos Químicos de Guarulhos, Vilma Pardinho, a realização do Programa Educação para o Trabalho, no espaço da entidade no Jardim Maria Dirce, é uma grande conquista à comunidade local. “Este projeto traz o acesso à educação, não a comum, mas a parte técnica, de forma gratuita, atualmente ausente por ali. São jovens em busca do primeiro emprego, é a porta de abertura para a vida profissional. Para selecionar esses 80 adolescentes, entrevistamos 270 jovens. A procura foi muito grande, o que revela a carência educacional naquela região”, afirmou.
ANO 17 - Nº 78
MAIO DE 2003



EDITORIAL
Quem será o próximo?
Expediente
ESPAÇO FORÇA
  Habib‘s faz treinamento de funcionários na Força Sindical Regional Guarulhos
Força Sindical Regional Guarulhos e Secretaria
Nacional de Formação promovem curso na cidade
Anote o endereço da Força Sindical Regional Guarulhos
GERAL
Guarulhos tem novo subdelegado do Trabalho
Previdência regulariza situação de funcionária
afastada por acidente de trabalho na Cofen
Força Sindical confirma proposta de 10 salários mínimos para reforma da Previdência
Quem ganha menos tem maior aumento de preço
Parceria entre Sindicato, Aché e Senac beneficia adolescentes do Jardim Maria Dirce
Jovens reclamam de falta de oportunidades
Buracos tomam conta da avenida Baquirivu
DEFESA DO CONSUMIDOR
Cuidado ao comprar veículo usado
Crime organizado movimenta US$ 3 bilhões
Continental é acusada de lesar moradores
SINDICATO EM AÇÃO
Empresas começam repor perdas salariais
Akzo Nobel parte para ignorância e recusa negociação
Sindicato fez paralisações de advertência em várias indústrias
Campanha Unificada
Consultoria na Furp
PPR
Aché: redução da jornada de trabalho
APOSENTADOS
Aposentados fazem a festa
CIDADANIA
HINO A GUARULHOS: Para você guardar
SAÚDE E SEGURANÇA
Sindicato realiza V Encontro de Cipeiros
Muitas empresas ignoram política de prevenção de acidentes
ASSOCIADOS
Porque tornar-se sócio voluntário
Imprima o Formulário de Associação ao Sindicato
Nossos Anunciantes
Postos de distribuição do Informequim
FEMININO
Benefícios atingem 36,6% das mulheres trabalhadoras
· Página Principal · O que é o Sindicato · Diretoria · Conv. Coletiva da Categoria · Conv. Coletiva de Injetoras ·
· Serviços aos Associados · Associe-se já! · Notícias · INFORMEQUIM · Fale Conosco! ·