Órgão oficial do STI Químicas, Farmacêuticas, Abrasivos, Material Plástico, Tintas e Vernizes de Guarulhos, Mairiporã, Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato - Filiado à central FORÇA SINDICAL - Rua Francisco Paula Santana, 119 - Tel. 209-7800 - Macedo CEP: 07112-020 - Guarulhos (SP) - Dir. Resp.: Antonio Silvan Oliveira - Jorn. Resp.: Dennis de Oliveira (Mtb.18.447-SP)

Força Sindical luta contra armação da mídia e do poder
executivo que querem impor Serra como presidente

Toninho Silvan
(Presidente do Sindicato)

A central Força Sindical desenvolveu, nos últimos anos, um intenso trabalho de apoio não só às categorias profissionais que representa, mas a toda a população carente, vítima do projeto neoliberal que está sendo implementado pelo atual governo. Sob a presidência de Paulinho, a Força Sindical implementou projetos sociais de atendimento à criança e adolescente, de construção de moradias populares a baixo custo, de apoio ao trabalhador rural, de qualificação profissional, entre outros.

Por isto, a decisão histórica da Força Sindical de indicar seu lider maior, Paulo Pereira Silva, para ser candidato a vice-presidente na chapa liderada por Ciro Gomes incomodou muita gente, particularmente aqueles que ganharam muito dinheiro com a atual política de saque das riquezas nacionais do governo federal. E um dos maiores articuladores desta armação para queimar o trabalho da Força Sindical vem do chamando “quarto poder”: a grande mídia.

Esta é a explicação das denúncias que a mídia vem publicando contra a Força Sindical, acusando-a de desviar dinheiro do FAT. A Força Sindical é uma central nacional, que congrega milhares de sindicatos e atua no sentido de orientar, gerir e fiscalizar todos os projetos financiados pelo FAT. E a central reafirma que 100% do dinheiro recebido é destinado exclusivamente para a qualificação e requalificação profissional.

Sistema S
O interessante de todas estas denúncias é que nunca houve nenhuma preocupação da mídia em fazer uma avaliação de como os empresários, que até pouco tempo eram os únicos que recebiam recursos públicos para qualificação profissional, atuaram nesta área. O sistema S (Sesi, Senai, Sesc, Senac, Senart) construiu estruturas gigantes, muitas até de alta qualidade. Tudo isto com recursos públicos.

Se em algumas capitais, o sistema S cumpriu parte do seu papel, realizando algumas atividades de qualificação e requalificação profissional, há muitas regiões mais carentes em que a população sequer ouviu falar de qualificação profissional. E foi justamente nestas regiões mais carentes que os projetos da Força Sindical chegaram. O que os empresários não fizeram em décadas de exclusividade de recebimento de recursos públicos, a Força Sindical fez. E isto incomoda muito porque mostra que é possível fazer e também que quem não conseguiu fazer ou é incompetente ou não tem interesse em incluir essa massa de pessoas postas à margem pelo neoliberalismo.

Denúncias vazias
As denúncias feitas contra a Força Sindical são totalmente vazias. Uma delas, por exemplo, dizia respeito a compra de uma área para assentamento de trabalhadores rurais do projeto Força da Terra. A denúncia dizia que a compra da área era superfaturada. No processo, avaliação judicial demonstrou que o valor pago pela área era menor que o cobrado pelo mercado.

A Força Sindical não se intimida com estas denúncias que são fruto de mais uma armação do grande poder formado pelo governo federal, especuladores, grande mídia e aqueles que ganharam dinheiro às custas do empobrecimento do trabalhador. A indicação de Paulinho para compor a chapa da Frente Trabalhista mostra que a central está forte e se torna uma real alternativa para a sociedade brasileira.
ANO XVI - Nº 71
JUNHO DE 2002

Saqueadores do mercado financeiro chantageiam o país
ESPAÇO DA FORÇA SINDICAL GUARULHOS
  Saiba mais sobre o Núcleo de Conciliação Prévia
Anote o endereço da Força Sindical Regional Guarulhos
GERAL
CORRIDA PRESIDENCIAL
Presidente da Força Sindical será o vice na chapa de Ciro Gomes
Convenção do PSB homologa a candidatura de Garotinho a presidente
Criada a Secretaria Nacional dos Químicos da Força Sindical
Governo federal aumenta impostos e corta gastos sociais para atender o FMI
Governo FHC foi o que mais aumentou impostos
Violência chega a ponto de uma guerra
Pesquisa mostra que jornais favorecem Serra no noticiário
Força Sindical luta contra armação da mídia e do Poder executivo que querem impor Serra como presidente
III Encontro de Cipeiros: Agradecimentos
Encontro Nacional de Segurança e Qualidade do Trabalho em Máquinas e Equipamentos
Genérico sim, desemprego não!
I Seminário Nacional de Máquinas de Transformações em Materiais Plásticos
Conselho Municipal defende integração social do deficiente
“Recall” não é mais que obrigação da empresa
COLÔNIA DE FÉRIAS E CLUBE DE CAMPO