informequim
jornal dos químicos de Guarulhos e região

Órgão oficial do STI Químicas, Farmacêuticas, Abrasivos, Material Plástico, Tintas e Vernizes de Guarulhos, Mairiporã, Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato - Filiado à central FORÇA SINDICAL - Rua Francisco Paula Santana, 119 - Tel. 209-7800 - Macedo CEP: 07112-020 - Guarulhos (SP) - Dir. Resp.: Antonio Silvan Oliveira - Jorn. Resp.: Dennis de Oliveira (Mtb.18.447-SP)

POPULAÇÃO DE GUARULHOS CONTRA A CONSTRUÇÃO DE MAIS PRESÍDIOS

Com grande apoio da central FORÇA SINDICAL, lideranças sindicais e populares realizaram passeata no Cecap contra a vinda de mais presídios para a cidade

Silvan discursa no carro de som que puxou a passeata no Cecap no dia 20 de fevereiroEntidades da sociedade civil de Guarulhos, entra elas, a regional da central Força Sindical, a CUT, a SDS e vários vereadores continuam pressionando as autoridades estaduais para que não sejam construídos novos presídios em Guarulhos. O movimento, batizado de Segurança sim, Presídio não já realizou várias reuniões abertas e está tentanto agendar uma audiência com o governador em exercício, Geraldo Alckmin. No dia 20 de fevereiro, lideranças populares e sindicais realizaram uma passeata no Parque Cecap manifestando esta posição.

O governo do Estado pretende construir dois novos presídios na cidade na sua política de descentralizar as instituições penitenciárias pelo estado. Porém, a cidade de Guarulhos já conta com dois presídios e, segundo opinião dos membros do movimento, já deu sua cota de participação.

O presidente do Sindicato dos Químicos de Guarulhos e da regional da Força Sindical, Antonio Silvan Oliveira, observa que o projeto do governo poderá inibir novos investimentos no município. “Percebemos que os empresários estão preocupados e isto poderá aumentar ainda mais o desemprego na região”.

No dia 8 de março, realizou-se uma reunião com o secretário estadual da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa. Estiveram nesta reunião o prefeito de Guarulhos, Elói Pietá, o presidente regional da Força Sindical, Toninho Silvan; o presidente regional da CUT, Ferro; o diretor do Sindicato dos Químicos de Guarulhos, Nélsão, o delegado seccional de Guarulhos da Polícia Civil e a vereadora da cidade, Luiza Cordeiro.

Nesta reunião, o secretário Furukawa afirmou que a construção das duas unidades prisionais em Guarulhos vão acontecer porque o prefeito anterior da cidade, Jovino Cândido, foi consultado e não tomou nenhuma posição, sequer em relação ao local. Por isto, o processo de licitação continuou, a verba foi liberada e a empresa contratada. O governo, diante da ausência de qualquer posição do então prefeito de Guarulhos, decidiu usar uma área de propriedade sua, perto do Parque Cecap.

Diante disto, o prefeito atual da cidade, Elói Pietá, apresentou uma alternativa de construção de apenas uma unidade prisional e em um outro local, em terreno que a prefeitura já até assinou decreto de desapropriação. O governo do Estado topa discutir outra área mas não abre mão de construir duas unidades prisionais.

A Força Sindical mantém sua posição de que a cidade de Guarulhos já deu sua cota. Segundo dados da própria secretaria estadual, Guarulhos “produz” cerca de 2.900 detentos. Se todas as unidades previstas pelo governo forem construídas, teremos mais de 4 mil detentos na cidade. É um problema que preocupa toda a sociedade, trabalhadores, empresários, moradores em geral. O governo do Estado não investe na educação, na qualidade de vida, na geração de emprego e renda na cidade que são políticas preventivas de segurança e quer punir o município com uma proposta destas. A Força é contra e, inclusive, está elaborando alternativas para este problema.

Ano XV - nº 62
Março de 2001

EDITORIAL
  • Nos bastidores do Poder!
  • Expediente

OPINIÃO/GERAL
  • Novidades na aposentadoria especial
  • Núcleo de conciliação na sede da Regional da Força
  • Centro de Solidariedade de Trabalhador
  • Cooperativa expulsa em Sta. Izabel
  • APOSENTADOS
  • ATENÇÃO APOSENTADO e PENSIONISTA: Atualize o seu endereço !
  • Mais um grande encontro do Depto. dos Aposentados

CIDADE
  • POPULAÇÃO DE GUARULHOS CONTRA A CONSTRUÇÃO DE MAIS PRESÍDIOS
  • Moradores querem volta do Projeto Vale Verde
  • Secretário diz que projeto será repensado
  • Associação luta pela cidadania do portador de deficiência visual
  • Diretor do Sindicato toma posse no Conselho Municipal de Saúde
  • População do Soberana enfrenta problemas graves
    SINDICATO EM AÇÃO
  • Colina não paga salários
  • CBS RESPONDE A CARTA DO SINDICATO
  • Cesta básica na CHO
  • Convenção garante PLR
  • PPR na Renner
    ESPAÇO DA REGIONAL
    DA FORÇA SINDICAL
  • Em breve, seminário sobre meio ambiente
  • Seminário preparatório para o Congresso Nacional
  • Novos cursos profissionalizantes na sede da regional
  • Mais um sindicato se filia à Força Sindical

ECONOMIA
  • Após pressão dos sindicatos, governo apresenta proposta para pagar FGTS

INFORMES DA SUBSEDE DE FRANCO DA ROCHA
  • Rebeliões assustam moradores!
  • Central de Cursos FUBIM
  • Academia Chuá
  • Horário de funcionamento da subsede
  • Veja como foi este projeto, com sucesso absoluto!

MULHER
  • Força realizou evento do Dia Internacional da Mulher
  • Departamento Feminino organiza curso em abril
  • Avança a participação da mulher no mercado de trabalho