O ano de 2023 foi repleto de vitórias para a categoria Química. Com a poderosa ajuda de Deus a nos conduzir, conseguimos, no setor Farmacêutico, com data-base em 1º de abril, conquistarmos reajuste acima da inflação, além de aumento real e manutenção de todas as Cláusulas Sociais. Neste trabalho, tivemos o apoio, mais uma vez da Fequimfar (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Est. de São Paulo), entidade filiada à Força Sindical e à CNTQ (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico).

A diretoria do SindiQuímicos Guarulhos realizou durante todo este ano de 2023 diversas assembleias nas empresas por meio de Ação Sindical. Sempre lutando para que os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, assegurados na assinatura da CCT junto ao empregador, continuassem garantidos no chão de fábrica. Nos casos de acidentes de trabalho, cobramos providências junto aos órgãos competentes em busca de soluções.

Etapas: No mês de setembro tivemos eleição e em outubro, a diretoria reeleita através do voto do trabalhador desta batalhadora categoria tomou posse. O nosso foco foi e sempre será manutenção dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, além de proporcionarmos lazer aos seus familiares. Por isto que continuamos a investir recursos na ampliação dos apartamentos da nossa Colônia de Férias e também na construção de apartamentos no Clube de Campo, mesmo enfrentando o fogo da dificuldade financeira. Mas Deus é conosco.

Hoje nos deparamos com um quadro econômico diferente da gestão federal anterior. O Brasil voltou a crescer, surgindo novas vagas no mercado. Aos poucos a triste palavra desemprego está cedendo espaço ao emprego. Milhões de pessoas estão obtendo novamente a alegria de todas as manhãs sair de suas casas rumo ao trabalho, para encontrar mecanismos honestos de sustentar as suas famílias. Por outro lado, ainda persiste a luta ferrenha para que ocorra redução da taxa de juros, ainda nos 2 dígitos. Algo absurdo.

Salários: O governo do presidente Luiz Inacio Lula da Silva enfrenta o dissabor de um Congresso Nacional hostil a mudanças que beneficiem o trabalhador e toda a população brasileira. Com tristeza percebemos que as mulheres foram as maiores vítimas na troca de cadeiras nos ministérios e também de algumas estatais, como ocorreu na Caixa Econômica Federal. É lamentável não ser realidade a promessa de isentar da cobrança de Imposto de Renda trabalhadores com salários até a faixa de R$ 5 mil. Promessa de campanha ainda não cumprida.

No Marco Temporal percebemos que os indígenas, que já estavam nestas terras, quando ocorreu a colonização pelos portugueses a partir de 1500, continuaram sendo ignorados em seus direitos. O governo Lula cedeu aos caprichos da bancada do Agronegócio e vetou diversos artigos do PL aprovado no Congresso Nacional. Na área habitacional, houve incentivo ao programa Minha Casa Minha Vida, mas sem exigir das construtoras que elas não façam moradias, onde mutuário não seja sufocado em imóveis de até 30 m². Existem condições financeiras para investir em qualidade para este segmento social. Ninguém merece viver apertado num local que nunca vai se parecer com a palavra “lar”.

Saúde: Mais dinheiro precisa ser investido na Saúde. Em diversas regiões do Brasil, as mulheres, por exemplo, não encontram locais para realização de exames de prevenção ao câncer de mama, infelizmente o maior responsável por milhões de óbitos no sexo feminino. É preciso que o Executivo cobre medidas junto ao Legislativo para solução deste problema.

Segurança: A Segurança Pública, infelizmente, permanece um gargalo no atual governo. Pouco se investe na prevenção contra crimes cibernéticos, com inúmeras ocorrências todos os dias, sem que a população encontre amparo das autoridades.

PL nº 2.524/2022 – A Fequimfar – Força Sindical, CNTQ e Fetquim – CUT, representando os trabalhadores, fazem parte de um grupo de trabalho coordenado pela Abiplast e SINDIPLAST. O objetivo é discutir junto ao Congresso Nacional a tramitação do PL 2524 2022 que trata das regras de economia circular dos plásticos e que prevê banimento e restrições aos produtos plásticos. Entendemos que, se o PL avançar da forma que está, vai prejudicar a indústria do setor plástico e colocará em risco o emprego de aproximadamente 500 mil trabalhadores da indústria da transformação plástica do Brasil. Empresários e trabalhadores formularão propostas que busquem sustentabilidade ambiental, viabilidade econômica e proteção social!

Agradecemos a Deus por ter guardado a nós e nossos familiares neste ano que está chegado ao fim. Ele proporcionou discernimento para criarmos propostas e nas enumeras negociações que participamos, fecharmos bons acordos, visando beneficiar a nossa categoria. Eu e toda a diretoria do SindiQuímicos Guarulhos e da CNTQ (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Químico) desejamos que Deus, em sua infinita Misericórdia, continue nos abençoando e também a todos que derramam o suor nas empresas, contribuindo na geração de riquezas, elevando cada vez mais essa nação, para que reduzam, em muito, as distâncias sociais e econômicas.

Boas Festas e Feliz Ano Novo, onde já começaremos com o pé no acelerador rumo a negociações do Setor Farmacêutico, cuja Data Base é 1º de abril. Deus continue guardando todos nós embaixo da sombra de suas Poderosas Mãos.