O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que nunca morou no Estado de São Paulo e não conhece a nossa realidade, passou a alimentar a mentira de que o custo de produção da Furp é muito alto em relação ao mercado. Na tentativa de justificar a venda da empresa, desorganizaram a sua produção na intenção de torná-la improdutiva.

Não podemos esquecer de que a Furp foi criada e pensada para fortalecer a política estadual de saúde pública, em que é desenvolvido um trabalho magnifico, com todas as dificuldades e desafios que os trabalhadores da Furp enfrentam, mas atende de forma satisfatória o próprio ministério da Saúde.”

O que o governador Tarcísio de Freitas está fazendo é uma política de entreguismo. Quem se iludiu com as suas propostas é responsável pelo que ele está colocando em prática. Visto que ele não tem relação nenhuma com o Estado de São Paulo. Veio para cumprir uma pauta capitalista, com a presença mínima do Estado na economia e o capital tomando conta de tudo. Para disputar as eleições para governador de SP, nem endereço ele tinha neste estado. Quem votou em Tarcísio de Freitas já está sentindo no bolso o aumento no valor da conta de água, depois que resolveu privatizar a Sabesp. Infelizmente ele foi eleito, e a grande maioria dessas pessoas já tem vergonha de dizer que votou nele.

Mobilização – Por causa desta situação, o SindiQuímicos Guarulhos entrou em contato com o deputado estadual Márcio Nakashima (PDT), para fortalecer a luta contra a “privatização” da Furp. Ao tomar conhecimento sobre o assunto, que teria sido discutido no dia 1º de abril, durante um jantar entre o governador e cerca de 40 deputados da base aliada na Assembleia Legislativa de SP, Nakashima encaminhou ao governo requerimento com pedido de informações sobre a proposta de “privatização”, medida que, segundo ele, pode acarretar em grandes perdas para a população.

Economia – O governo Lula que em época de campanha eleitoral prometeu isentar de cobrança de Imposto de Renda salários até o teto de R$ 5.000,00, mais uma vez deixou de tornar realidade essa profecia. O teto de isenção, que estava congelado em R$ 1.903,98, desde 2015, subiu nesse primeiro momento para R$ 2.640,00 e agora salta para R$ 2.824,00. A insensibilidade do governo faz com que milhões de brasileiros paguem cada vez mais Impostos de Renda, retirando dinheiro que poderia proporcionar melhor qualidade de vida. Silvan ressalta que apesar disso, não podemos ter dúvidas de que este é o melhor governo para a classe trabalhadora. “O que cobramos é a correção de rumo. Este governo precisa cumprir o que prometeu à classe trabalhadora. Continuamos acreditando no governo Lula, Continuaremos firmes para que esse governo se consolide para disputarmos e sairmos vitoriosos no próximo processo eleitoral de 2026”, afirmou.

Por outro lado, a taxa Selic continua nas alturas, com juros de 10,75% ao ano, como decidida em reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) de 20 de março deste ano. Ou seja, o governo continuou alegrando o coração dos banqueiros que não se cansam de ganhar muito dinheiro sem esforço nenhum e oferecer algo útil à população, da qual cobram inúmeras taxas para manter em funcionamento as suas contas correntes.

Eleições – Neste ano teremos eleições municipais. É a chance para o trabalhador e seus familiares escolher um candidato que se preocupa de verdade com mudanças que impactem as pessoas responsáveis pelo progresso desta cidade e também do Brasil. Pessoas que durante a maior parte do ano levantam cedo enfrentam condições precárias de transporte público, falta de segurança pública e deficiência na rede pública de saúde.
Para tanto o SindiQuímicos Guarulhos apoia a pré-candidatura do diretor Nelson Agostinho de Oliveira, o Nelsão, para conquistar uma legenda no PDT e poder concorrer nas eleições municipais deste ano, ao cargo de vereador por Guarulhos. Nelsão, que mesmo sem cargo eletivo, realiza excelente trabalho em prol da população, é opção que o trabalhador pode escolher, de ter alguém comprometido com melhorias que realmente impactem a população, proporcionando melhor qualidade de vida. Também é importante que os eleitores analisem bem os candidatos a prefeito de Guarulhos. Como trabalhadores, devemos observar o compromisso do candidato com as demandas da classe trabalhadora!

Foto reprodução site www.furp.sp.gov.br