Na próxima segunda, dia 23 de maio, será vez dos trabalhadores das Farmácias Dose Certa aderirem a paralisação.

Os trabalhadores da Fundação para o Remédio Popular – FURP decidiram em assembleia dar continuidade a paralisação iniciada na manhã desta sexta-feira, dia 20 de maio. A suspensão das atividades nas Farmácias Dose Certa acontece na próxima segunda, dia 23 de maio.

A paralisação acontece por conta do desrespeito do governo do Estado que insiste em descumprir a Convenção Coletiva de Trabalho – CCT assinada em 11 de abril, não repassando o reajuste salarial e demais correções dos benefícios estabelecidos por lei.

Mais uma vez o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde e o CODEC – Conselho de Defesa Econômica, os grandes responsáveis pela paralisação,  insistem em desrespeitar a Convenção Coletiva de Trabalho, como também os trabalhadores, apesar de reconhecer e utilizar, publicamente, os bons resultados produtivos da FURP e do programa  Dose Certa, que faz parte da política de saúde do governo de São Paulo.

“Importante salientar aos usuários das Farmácias que a direção do Sindicato lamenta ter que suspender as atividades das Farmácias, mas os funcionários da FURP e das Farmácias merecem respeito”, reitera Antonio Silvan Oliveira, presidente do  Sindicato dos Químicos de Guarulhos e região – Sindiquímicos e da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico – CNTQ.

A direção do Sindicato informa a população que está exigindo do governo do Estado,  secretaria da Saúde e a direção da FURP  melhorem, em caráter de urgência,  as condições de trabalho dos trabalhadores das Farmácias Dose Certa como também as condições de atendimento à população, ao invés de ficarem fechando as farmácias para reduzir os gastos na área da saúde.

A decisão de paralisar as atividades, se deu depois de esgotadas todas as tentativas de diálogo com o governo do Estado. O estado de greve foi aprovado em assembleia pelos trabalhadores  na segunda, dia 16.

Governo do Estado fechou 50% das Farmácias Dose Certa

Alegando redução de gastos, o Governo do Estado, em total desrespeito a população já fechou 50% das Unidades das Farmácias Dose Certa. Nesta sexta, dia 20, a unidade da Ana Rosa encerra suas atividades, com esta medida, o programa Dose Certa passa atender em 10 unidades.

Na paralisação desta sexta-feira, o Sindiquímicos contou com o apoio de assessores e diretores da entidade, da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo – FEQUIMFAR, Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico – CNTQ  e Força Sindical.