Entidade divulgou nesta quinta-feira (19) a Sondagem Industrial.
Levantamento aponta pessimismo com a economia entre os industriais.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) informou nesta quinta-feira (19) que a produção industrial caiu em abril na comparação com março. A Sondagem Industrial aponta que a evolução da produção registrou 42,4 pontos no mês passado.

Nesse levantamento, os indicadores variam de zero a cem. Valores abaixo dos 50 pontos sinalizam recuo na produção e estoques abaixo do planejado.

Os estoques da indústria ficaram “ajustados”, segundo a CNI. O indicador de estoque efetivo em relação ao planejado ficou em 49,1 pontos, próximo dos 50 pontos, que indicam estoques ajustados.

O nível de ociosidade das indústrias se manteve elevado: as empresas operaram em abril, em média, com 64% da capacidade instalada, mesmo percentual registrado em março.

O indicador que mede a evolução do número de empregados ficou em 43,3 pontos em abril, o que sinaliza retração do mercado de trabalho. “O fraco desempenho da indústria faz com que o emprego no setor continue em queda”, assinalou a CNI.

Diante desse cenário, a pesquisa mostra que os industriais continuaram pessimistas sobre demanda, compras de matéria-prima e número de empregados na pesquisa realizada em maio.

A Sondagem Industrial foi feita entre 2 e 12 de maio com 2.530 empresas, das quais 1.047 são pequenas, 895 são médias e 588 de grande porte, segundo a CNI.