O Sindiquímicos esteve representado pelas diretoras Eliana Aparecida Cardoso dos Santos,  Neusa Maria Marques e Vilma Pereira Pardinho (departamento Social/Mulher)

Com o objetivo de aprofundar os debates iniciados no 2º Encontro Estadual de Mulheres do Setor Químico, a FEQUIMFAR, por meio do Departamento das Mulheres, realizou no dia 29 de junho, o 1º Café da Manhã do Departamento.

Foram  discutidos os impactos da Lei Maria da Penha nas relações de trabalho e previdência.

Na abertura do evento, o secretário geral da entidade, Edson Dias Bicalho, parabenizou todas as dirigentes pelo empenho em participar do encontro e destacou a importância dos temas que serão abordados, que fazem parte do dia a dia do Sindicato e também dentro das fábricas. “É mais uma forma de debater e adquirir conhecimento para facilitar e melhorar as relações de trabalho nos segmentos químicos”, disse ele.

Laura dos Santos, coordenadora do departamento das mulheres da FEQUIMFAR, ressaltou a relevância deste encontro a fim de dar maior esclarecimento às diretoras dos Sindicatos filiados para que possam exercer o seu papel em suas cidades. “Temos que sair daqui com os conteúdos mais aprofundado e também sair mais fortalecidas para o dia a dia no movimento sindical”, afirmou.

Maria Angélica Lourenço, da Actus Consultoria & Assessoria, deu início aos trabalhos falando que é fundamental aprofundar todos os tipos de questões que envolvem as mulheres, salientado que as questões da mulher pertencem a toda a sociedade. “Hoje, o foco é o debate sobre a Lei Maria da Penha, mas com o olhar das relações de trabalho e da previdência”, concluiu.

A programação do Café da Manhã contou com a seguinte programação: Lei nº 11.340/06 – Maria da Penha, Impactos nas Relações do Trabalho, com a palestrante,  Dra. Claudia Luna;  Lei nº 11.340/06 – Maria da Penha, Impactos na Previdência, com a palestrante: Dra. Andressa Ruiz Cereto, assessora jurídica para assuntos previdenciários da FEQUIMFAR;  PATRULHA DA PAZ Acompanhamento da Vítima e do Agressor, com a Polícia Militar de Sorocaba como palestrante.

Fonte: FEQUIMFAR