Nos dias 10 e 11 de dezembro, Brasília recebeu o 2º Seminário Internacional – Sistemas de Seguro contra Acidentes de Trabalho no Brasil e na Itália: Custeio, Benefícios e Relação com o E-Social.

Promovido pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social o evento contou com a presença  de representantes da sociedade civil e sindicatos.

No primeiro dia do evento, Antonio Cortez Morais, representante da Força Sindical,  no Conselho Nacional de Previdência Social – CNPS mediou o painel sobre o Atual modelo de concessão de Benefícios da Previdência Social custeados pelo Seguro contra Acidentes de Trabalho – SAT.

Cortez que também  é secretário-geral do Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região – Sindiquímicos e  secretário de Assuntos Previdenciários da Força Sindical SP e Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico – CNTQ reiterou a importância do debate sobre os Sistemas de Seguro contra acidentes de trabalho nos dois países.

O evento contemplou  palestras, mesa redondas e debates,  com temas como: Custeio do Seguro contra Acidentes de Trabalho na Itália, O atual modelo de custeio do seguro contra acidentes de trabalho no Brasil, O modelo de custeio do seguro contra acidentes de trabalho atualmente vigente no Brasil, Necessidades de aprimoramento no modelo de seguro contra acidentes de trabalho atualmente vigente no Brasil, Benefícios e prestações custeados pelo seguro contra acidentes de trabalho na Itália, O atual modelo de concessão de Benefícios da Previdência Social custeados pelo seguro contra acidentes de trabalho, Benefícios acidentários e aposentadorias especiais custeados pelo seguro contra acidentes de trabalho, Problemas atuais de natureza acidentária e da aposentadoria especial, O E-Social enquanto ferramenta de gestão para o SAT, Desafios para o seguro contra  acidentes de trabalho no Brasil.

Foto: Antonio Cortez Morais e Paulo Rogério Albuquerque de Oliveira, coordenador-geral de monitoramento dos Benefícios por Incapacidade