O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) aprovou nesta quarta-feira a liberação de R$ 6,22 bilhões para as linhas de crédito destinadas a micro e pequenas empresas em 2016. São os chamados depósitos especiais, destinados a financiamento de compra de máquinas e equipamentos, programa de renovação de frota de táxi e agricultura familiar, dentre outros.

Do total, R$ 3,7 bilhões são recursos novos e R$ 2,52 bilhões virão de retornos de financiamentos já concedidos pelos bancos oficiais (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e BNDES).

Neste ano, o total de recursos do FAT aprovado em depósitos especiais também foi de R$ 3,7 bilhões. O fundo é deficitário e precisa de aportes do Tesouro para honrar compromissos como pagamento de seguro-desemprego e abono salarial (PIS). Para 2016, a previsão é de déficit de R$ 15,7 bilhões.

O ministro do Trabalho e Previdência, Miguel Rossetto, destacou que o FAT precisa adotar uma posição conservadora diante da situação da economia:

— Temos que zelar pelo equilíbrio e a saúde financeira do FAT de modo a garantir a liquidez e o superávit do seguro desemprego e de outras importantes medidas, como o Programa de Proteção ao Emprego — disse o ministro.