As montadoras que atuam no Brasil reduziram em 80% as remessas de lucros para o exterior no primeiro semestre de 2015 em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Banco Central.

O valor remetido para outros países caiu para US$ 121 milhões.

Com isso, a participação das empresas no total das remessas feitas por companhias brasileiras para o mercado externo caiu 75%: de 6,3% no primeiro semestre do ano passado para 1,6% nos seis primeiros meses deste ano.

Considerando todos os setores econômicos, as remessas de lucros do país para o exterior caíram 24% no semestre.

Segundo o BC, os resultados têm sido influenciados pela queda na atividade e também pelo câmbio. Ou seja, os empresários têm lucrado menos, e esse ganho em reais, quando convertido para dólares, gera uma quantidade menor de moeda estrangeira.

Apesar da queda no lucro, não houve corte de investimentos no setor. Dados do BC mostram que as matrizes enviaram 59% mais recursos para suas controladas no Brasil.

Em valores líquidos, entraram no primeiro semestre cerca de US$ 1 bilhão no em empréstimos entre controladores e filiais e mais US$ 1 bilhão por meio de injeção direta de recursos no capital da empresa.

Nesse caso, o câmbio também é um incentivo à aplicação. Mesmo que as empresas investissem o mesmo valor em dólar, ele converteria em uma quantidade maior de reais.

Fonte: Folha de S.Paulo