A mobilização dos trabalhadores da Luquita, com o apoio do Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região – Sindiquímicos, assegurou acordo com a empresa para os pagamentos de verbas rescisórias.
Na manhã desta segunda-feira, dia 20 de julho, Antonio Silvan Oliveira, presidente do Sindiquímicos e da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico – CNTQ e uma comissão de trabalhadores estiveram em reunião com representantes da empresa para assegurar o cumprimento dos direitos trabalhistas.
Em assembleia com os trabalhadores na Sede do Sindiquímicos, nesta tarde, Silvan apresentou a proposta de melhoria no parcelamento das verbas rescisórias e demais demandas trabalhistas, condições aceitas pelos trabalhadores.
Entenda o caso
No dia 20 de junho, os trabalhadores preocupados com indicações negativas sobre a empresa, acionaram o Sindicato para buscar orientações sobre as demandas pendentes. Líderes sindicais estiveram na empresa e conversaram com os trabalhadores sobre novas indicações.
No dia 22 de junho, os trabalhadores foram demitidos e o Sindiquímicos, que já havia, há algum tempo, acionado o departamento jurídico da empresa para que alguns problemas fossem solucionados, foi informado que a empresa estava encerrando suas atividades.
Sindiquímicos e trabalhadores se reuniram nos dias 25 de junho, 1º e 8 de julho para estudar os próximos passos da negociação com a empresa para o pagamento das verbas rescisórias e direitos trabalhistas.
No dia 13, os trabalhadores promoveram uma grande mobilização no escritório da empresa em Pinheiros/SP.