Após demissão da empresa Luquita sem indicação de pagamentos de verbas rescisórias, trabalhadores estão mobilizados pela busca de direitos trabalhistas. Nesta segunda-feira, com o apoio do Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região – Sindiquímicos e Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico – CNTQ, os trabalhadores promoveram uma grande mobilização, na segunda-feira, dia 13 de julho,  no escritório da empresa em Pinheiros/SP.

Diante da mobilização dos trabalhadores e insistência do Sindicato em negociar novas propostas, representantes da empresa, agendaram reunião para a próxima segunda, dia 20 de julho, em que estarão os proprietários da Luquita, uma comissão formada de trabalhadores e a entidade sindical.

O Sindiquímicos vem buscando junto à empresa, de forma negociada, uma indicação para pendências financeiras dos trabalhadores demitidos, com melhorias nas propostas para negociações de pagamentos e cumprimento dos deveres e direitos trabalhistas, levando-se em conta até que existem trabalhadores que estão em período de estabilidade por retorno de férias, por acidente de trabalho, entre outras situações, que precisam ser estudadas e negociadas com a empresa.

Entenda o caso

No dia 20 de junho, os trabalhadores preocupados com indicações negativas sobre a empresa, acionaram o Sindicato para buscar orientações sobre as demandas pendentes. Líderes sindicais estiveram na empresa e conversaram com os trabalhadores sobre novas indicações.

No dia 22 de junho, os trabalhadores foram demitidos e o Sindiquímicos, que já havia, há algum tempo, acionado o  departamento jurídico da empresa para que uma solução fosse tomada, foi informado que a empresa estava encerrando suas atividades.

Sindiquímicos e trabalhadores se reuniram  nos dias 25 de junho, 1º e 8 de julho  para estudar os próximos passos da negociação com a empresa para o pagamento  das verbas rescisórias e direitos trabalhistas.