Tintas Calamar

Trabalhadores da Calamar procuraram o Sindicato para reclamar do pagamento de salários em atraso  e que no momento da demissão, os trabalhadores dispensadores eram orientados a procurarem seus direitos na justiça, assim como encontravam dificuldades para receberem suas verbas rescisórias.

No dia 20 de julho, a equipe de ação Sindical do Sindiquímicos esteve na empresa e falou, para diretores e trabalhadores,  sobre a importância de se cumprir a Convenção Coletiva de Trabalho – CCT.

Na reunião ficou estipulado que a empresa iria formalizar a dispensa, conforme cláusula 27, da CCT que trata da comunicação do aviso prévio e que apresentaria uma programação para o acerto dos pagamentos dos salários.

No dia 5 de agosto, representantes da empresa,  em reunião no Sindicato com Antonio Cortez Morais, vice-presidente do Sindiquímicos e com a advogada da entidade,  Maria José de Freitas, asseguraram que os acertos dos pagamentos estão ocorrendo e que tudo deve ser normalizado já no dia 7.

A empresa se comprometeu, no caso de dispensa, a cumprir a Convenção Coletiva.

Ficou acordado também que representantes do Sindicato farão uma assembleia  com os trabalhadores  no próximo dia 12 para comunicar os ajustes feitos pela empresa.

FS Guaru – Fremplast

A empresa tinha sido reclamada pelo não cumprimento da Convenção  Coletiva de Trabalho – CCT quanto ao pagamento da PLR. À época, a empresa alegando dificuldades financeiras e  ter feito “acordo” com os trabalhadores, acertou o pagamento da quantia de R$ 420,00 ao invés de R$ 1030,00 previsto em Convenção, o que gerou descontentamento dos trabalhadores.

Em nova conversa com o representante da empresa, o Sindicato, representado pelo Antonio Cortez Morais, vice-presidente e José Ângelo Trevizolli, diretor do Sindicato,   solicitou que o valor fosse revisto e que se cumprisse a CCT. Após inúmeros contatos, a empresa reavaliou a proposta e, em atendimento a solicitação do Sindicato, indicou o pagamento da  diferença da PLR no valor R$ 610,00.

Em assembleia realizada no dia 7 de julho, o Sindicato comunicou a decisão aos trabalhadores, proposta aceita por todos.

Plásticos Plaslon

Trabalhadores reclamaram que o pagamento de salário, do vale e vale-transporte estava sendo efetuado em atraso.

Alegaram ainda que a empresa não concede férias e muitos trabalhadores estão com vários períodos em atraso.

O Sindicato notificou a empresa e a equipe de ação sindical, em visita à empresa, no dia 14 de maio,  foram informados que as denúncias procedem e que os acertos seriam feitos, mas que a empresa, com problemas financeiros, não teriam condições de quitar a PLR, mas garantiu que assim que uma das máquinas em negociação fosse vendida iria quitar todos os débitos com os trabalhadores. A empresa contou também que priorizou a quitação das verbas rescisórias dos funcionários demitidos.

O Sindicato se coloca à disposição dos trabalhadores para eventuais esclarecimentos.
Dúvidas, reclamações e denúncias, procure a secretaria do Sindiquímicos – Secretaria Geral: (11) 2463-9062,  e-mail: secretaria@sindiquimicos.org.br