O Conselho Nacional de Previdência Social – CNPS aprovou, no dia 28 de julho, a proposta de Lei Orçamentária anual para 2017. A bancada dos trabalhadores no Conselho votou contrária a proposta por entender que a proposta não atende as necessidades dos trabalhadores.

Segundo Antonio Cortez Morais, representante da Força Sindical no CNPS, a representação dos trabalhadores no conselho está muito preocupada com a situação dos trabalhadores que estão no INSS por motivos de saúde.
“Temos combatido veementemente a proposta do governo em devolver os trabalhadores mutilados e adoecidos para os seus postos de trabalho, por entendermos que eles não foram reabilitados em sua totalidade e de forma que assegure seu retorno integral na função desempenhada”, diz Cortez que também é secretário-geral do Sindiquímicos e secretário de Assuntos Previdenciários da Força Sindical SP e Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico – CNTQ.

“Não há coerência entre a proposta e a realidade na Previdência, inclusive há falhas orçamentárias para a realização das perícias, que, em algumas Agências dos grandes Centros levam tempo superior a 80 dias, o que dirá na reabilitação. Infelizmente, falta infraestrutura para que o trabalho seja realizado a contento”, considera Cortez.