SÃO PAULO (Reuters) – O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) acelerou a alta a 0,68 por cento em junho, com avanço dos preços no atacado e no varejo, depois de subir 0,40 por cento no mês anterior, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) informou nesta terça-feira.
A leitura ficou um pouco abaixo da mediana de 13 projeções em pesquisa da Reuters, que apontou alta de 0,71 por cento.
O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI) subiu 0,43 por cento em junho, contra avanço de 0,19 por cento em maio. O índice responde por 60 por cento do IGP-DI.
O avanço nessa categoria foi influenciado pela alta de 0,92 por cento dos preços das matérias-primas brutas, depois de uma queda de 0,58 por cento em maio. Segundo a FGV, um dos destaques foi a soja em grão, que passou de recuo de 2,59 por cento para avanço de 0,89 por cento neste mês.
Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-DI), que corresponde a 30 por cento do IGP-DI, acelerou a alta a 0,82 por cento, ante 0,72 por cento em maio.
A maior contribuição para o avanço dessa categoria foi o avanço do grupo Transportes, que acelerou a alta para 0,39 por cento, ante 0,09 por cento, segundo a FGV. A instituição ressaltou, dentro dessa classe de despesas, o item automóvel novo.
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-DI), que representa 10 por cento do IGP-DI, subiu 1,84 por cento no mês passado, após avançar 0,95 por cento em maio.
O IGP-DI é usado como referência para correções de preços e valores contratuais. Também é diretamente empregado no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) e das contas nacionais em geral.
(Por Bruno Federowski)