Sindicato afirma que a empresa deverá garantir o emprego de todos os funcionários envolvidos

Alegando problemas financeiros, a empresa Ducores Indústria e Comércio em contato com o Sindicato solicitou que a carga horária seja reduzida em 1 dia na semana, por 6 meses, e, em troca, subtrairia 20% do valor do ordenado mensal.

Em reunião no dia 28 de julho, a empresa ressaltou que a medida visa evitar demissões e apresentou a nova proposta: Jornada de segunda a quinta, das 7h às 16h48.

Na reunião do dia 5 de agosto, o Sindicato considerou que, de acordo com o critério estabelecido pela entidade, a redução de salário só é permitida aos trabalhadores com ganhos acima do piso salarial e a redução de salário está limitada a 10%.

Diante do acordo de até seis meses, prazo este que pode ser renovado, o Sindicato propõe que neste período a empresa deverá garantir o emprego de todos os funcionários envolvidos e, em caso de eventual demissão por iniciativa da empresa dentro da validade do acordo, essa fará o reembolso das parcelas mensais reduzidas, conforme o percentual pretendido, ou seja, 10%, como também indenizar o funcionário desligado em relação ao período que eventualmente restar de estabilidade.

Porém, se a iniciativa de desligamento das atividades durante o período de vigência partir do trabalhador, esse deverá comparecer no sindicato e fazer uma carta de próprio punho relatando os motivos pelo qual está encerrando seu contrato de trabalho, ficando certo que não irá ter assegurado indenização em função da estabilidade, nem o ressarcimento dos valores descontados.

Em caso de renovação, a empresa deverá requerer junto ao sindicato as tratativas da renovação 30 dias antes do término do período acordado.

Os termos do acordo serão levados para a assembleia com os trabalhadores.