Em assembleia realizada no dia 11 de agosto, os trabalhadores da Ducores aprovaram redução de jornada, entre outros itens que constam de um acordo a fim de evitar demissões e retirada de direitos.

Dando continuidade as tratativas iniciadas em julho diante dos problemas financeiros na Ducores Indústria e Comércio, do acordo aprovado pelos trabalhadores  constam:

– Manutenção do emprego de todos os trabalhadores envolvidos;

– Acordo com prazo de até  6 meses;

– Jornada com redução de 20%;

– Redução de salário  limitada a 10%. De acordo com o critério estabelecido pela entidade, a redução de salário só é permitida aos trabalhadores com ganhos acima do piso salarial;

– Durante a vigência do acordo, em caso de desligamento do trabalhador por parte da empresa, a mesma fará o reembolso das parcelas mensais reduzidas, conforme o percentual pretendido, ou seja, 10%, como também indenizar o funcionário desligado em relação ao período que eventualmente restar de estabilidade.

– A redução de salário não implicará no valor correspondente as férias e ao 13º  salário.

– Se a iniciativa de desligamento das atividades durante o período de vigência partir do trabalhador, esse deverá comparecer no sindicato e fazer uma carta de próprio punho relatando os motivos pelo qual está encerrando seu contrato de trabalho, ficando certo que não irá ter assegurado indenização em função da estabilidade, nem o ressarcimento dos valores descontados, e sim, pagará os direitos rescisórios conforme contrato de trabalho.

Em caso de renovação, a empresa deverá requerer junto ao sindicato as tratativas da renovação 30 dias antes do término do período acordado.