Sindiquímicos pede comprometimento do governo para  que os direitos dos aposentados sejam aplicados e respeitados pela sociedade. Movimento sindical  está unido para que não haja  supressão de quaisquer direitos.

24 de janeiro é o Dia Nacional do Aposentado. Infelizmente, o aposentado brasileiro ainda tem muito pouco a comemorar. E em meio a Reforma da Previdência proposta pelo governo e que suprime direitos e dificulta o acesso de trabalhadores (as) à aposentadoria, o momento é de mobilização. Afinal, temos que dar um basta as medidas do governo que  ao menor sinal de crise, penaliza os trabalhadores. Entre as várias mudanças escabrosas para a classe trabalhadora que o texto traz, destacamos a definição da idade mínima de 65 anos – somada a um tempo determinado de contribuição – para efeito de aposentadoria e o fim do acúmulo de benefícios.

Se aprovadas, estas mudanças irão trazer  prejuízos incalculáveis para os trabalhadores. Não somos contrários aos ajustes necessários no sistema previdenciário vigente para que a máquina funcione de forma mais justa e  eficaz, mas sucatear a própria instituição sob o pretexto de tapar os buracos existentes, muitos deles produzidos pela má gestão  é uma alternativa impensável.

Neste aspecto, temos que nos mobilizar para que o governo estabeleça uma política que promova qualidade de vida desta grande parcela de nossa sociedade  que tanto contribuiu e ainda contribui para o crescimento deste nosso país, o movimento sindical tem somado esforços para que os direitos dos aposentados sejam aplicados e respeitados pela sociedade.

Para Antonio Cortez Morais, secretário-geral do Sindiquímicos e  representante da Força Sindical no Conselho Nacional de Previdência Social – CNPS, o assunto merece uma dedicação maior por parte do governo que precisa assegurar que a aposentadoria represente um ganho real para o segurado que contribuiu para o crescimento do país e que como contrapartida sonha com dias de descanso, ganhos que assegurem seus gastos com convênio médico, manutenção de sua casa – alimentação, vestuário, lazer e medicação, entre outros, assegura Cortez, que também é  secretário de Assuntos Previdenciários da Força Sindical SP e da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico – CNTQ.

Na opinião de Luiz Carlos Concilho, diretor do departamento de Aposentados e Pensionistas do Sindiquímicos, o aposentado precisa ter a garantia de que irá desfrutar de qualidade de vida. “Assegurar a qualidade de vida é motivar o aposentado a prosseguir seu projeto de vida para os próximos anos, com planejamento junto a sua família,  para sua saúde, passeios, convivência familiar e social, boa alimentação, uma infinidade de possibilidades que o façam seguir com a vida plena. O aumento da expectativa de vida tem que vir com garantias que possibilitem o bem-estar do aposentado”, diz.

Os diretores do Sindiquímicos  reafirmam o compromisso do movimento sindical em lutar incansavelmente para a adoção de um sistema justo e que não represente perdas e para a ampliação e melhoria das conquistas.

A diretoria do Sindiquímicos parabeniza, especialmente, cada aposentado associado e organizado em sua entidade de base (Associação, Sindicato, Federação e Confederação ) de todo o país, pelo espírito coletivo de continuar lutando, unidos em defesa dos direitos.