Com data-base em novembro e apesar dos desafios com a crise econômica e social que temos enfrentado nos últimos meses, os Químicos se preparam para mais uma Campanha Salarial.
Encabeçada pela Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo – FEQUIMFAR e com a participação da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico – CNTQ, a negociação trata exclusivamente das cláusulas econômicas – reajuste salarial, manutenção da Participação dos Lucros e/ou Resultados – PLR e piso salarial. As cláusulas sociais do setor, inclusive dos Plásticos de Guarulhos, tem vigência de 2 anos, ou seja, estão asseguradas até outubro de 2021.
As entidades sindicais já iniciaram as tratativas junto aos Sindicatos patronais e tem como maior desafio, manter a data-base ativa e o poder de compra dos trabalhadores, bem como a manutenção de suas conquistas.
Antonio Silvan Oliveira, presidente do SindiQuímicos e da CNTQ e terceiro vice-presidente da Força Sindical/SP, reitera a importância da negociação dos Químicos do Estado de São Paulo. “A negociação do Estado de São Paulo serve de parâmetro para outras negociações no País. Neste ano, temos um desafio ainda maior, mas seguimos confiantes em defesa dos direitos dos trabalhadores”.

A FEQUIMFAR e seus 33 Sindicatos filiados representam mais de 130 mil trabalhadores em todo o estado de São Paulo nos segmentos químico, plástico, fertilizantes, abrasivos, cosméticos, tintas e vernizes.