Durante todo o ano passado os vereadores de Guarulhos concluíram apenas 19 das 76 sessões ordinárias realizadas.

Todas as outras foram encerradas devido à falta de quórum o que totaliza 71% dos trabalhos sendo terminados antes da hora devido ao abandono dos
parlamentares.Segundo levantamento feito pelo HOJE, no total sete sessões foram encerradas pelo presidente Professor Jesus (PDT) poucos minutos após o início ao constatar a ausência dos parlamentares. Em outras 47 os vereadores até chegaram a deliberar itens no Grande Expediente e a votar projetos na Ordem do Dia, porém gradativamente o plenário
foi esvaziado provocando o término dos trabalhos.Em geral as sessões foram encerradas após um vereador solicitar a verificação de quórum.Raramente esse procedimento é feito através do painel eletrônico, sendo muito comum o término após o presidente verificar visualmente a falta de parlamentares. São necessários no mínimo 18 dos 34 vereadores presentes para que seja possível a votação das propostas.
No entanto, dificilmente essas faltas são descontadas dos salários dos vereadores. Isso porque os próprios parlamentares podem justificar a ausência até a próxima sessão ordinária ou a justificativa pode também ser feita, na própria sessão em que faltou, por qualquer vereador, bem como pelo líder da bancada ou bloco a que pertencer. Caso não justifique, o Regimento Interno da Casa de Leis determina um desconto de 1/8, cerca de R$ 1.375,00,na remuneração de pouco mais de R$ 11 mil dos parlamentares.

Fonte: Guarulhos Hoje