Mesmo com a desaceleração do consumo e o setor automobilístico em crise, as vendas de carros usados cresceram nos primeiros cinco meses deste ano no país.

De janeiro a maio, o número de unidades comercializadas foi 2,3% maior na comparação com o mesmo período de 2014, segundo a Fenauto, que representa o setor.

Quando se avalia apenas a comercialização de veículos seminovos com até três anos de uso, a evolução foi ainda maior: 33,1%.

“São carros que têm uma diferença significativa de preço em relação ao zero, mas que ainda estão no período de garantia das montadoras”, diz Ilídio Gonçalves dos Santos, presidente da entidade.

“Esses fatores acabam impulsionando a venda nesse momento em que o consumidor está reduzindo as despesas”, afirma o executivo.

Dos cinco segmentos analisados pela Fenauto, apenas o de veículos comerciais pesados, como caminhões, teve recuo no período (-3%).

Os maiores avanços foram registrados nas categorias de comerciais leves (picapes e furgões) e motocicletas, com altas de 7,1% e 3,4%, respectivamente.

Queda… As vendas no Estado de São Paulo do comércio atacadista de cama, mesa e banho diminuíram 4,5% em maio na comparação com o mês anterior.

Fonte: Folha de S.Paulo