A Unilever vai reduzir pela metade a embalagem dos antitranspirantes em aerossol das marcas Dove e Rexona.

Para fomentar o novo formato de 85 ml (em vez do tamanho tradicional, entre 169 ml e 175 ml) a multinacional vai oferecer a sua tecnologia aos concorrentes.

Desenvolvidos por dez anos em laboratórios europeus e preparados com pesquisas por dois anos no Brasil, os lançamentos “entregam a mesma eficiência ao mesmo preço”, afirma Fernando Fernandes, presidente da companhia.

“Os antitranspirantes em aerossol comprimidos geram uma economia de 30% de alumínio em embalagens; 30% na pegada de carbono e 50% na emissão de gás propelente (responsável pela saída do produto da lata)”, diz.

Com isso, há 53% mais produtos por pallet e 35% menos caminhões nas ruas, afirma.

Fernandes reconhece que a empresa não é filantrópica, mas diz que “ser sustentável não é uma opção, é a única forma de manter negócios e garantir um futuro melhor”.

O executivo diz que, apesar da economia que a nova versão permitirá, não é viável cortar preços, em razão do investimento feito em tecnologia, de valor não informado.

A companhia também não divulga sua projeção de vendas e de produção das novas embalagens. Elas sairão da fábrica a partir de segunda-feira (22) e estarão à venda ao lado dos desodorantes originais no dia 1º de julho.

Os aerossóis da empresa continuarão a ser produzidos na Argentina. No Brasil, sabão em pó, líquido e amaciante da Unilever já têm formatos concentrados.

O Instituto Akatu acompanhou o desenvolvimento do produto, de acordo com o seu presidente Helio Mattar.

Fonte: Folha de S.Paulo