Novo trecho do Rodoanel, de 5,5 quilômetros, interliga a Rodovia Ayrton Senna e a Via Dutra

Com quase um ano de atraso, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) inaugurou, nesta sexta-feira (26), a fase final do Trecho Leste do Rodoanel. São novos 5,5 quilômetros de extensão, interligando a Rodovia Ayrton Senna e a Via Dutra. Responsável pela obra, a concessionária SPMar afirma que o traçado reduz em até 30% o tempo de viagem entre a Baixada Santista e Guarulhos.

Conforme matéria publicada em 27 de janeiro deste ano, em A Tribuna, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) previa a finalização do Trecho Leste até setembro do ano passado. Com um primeiro atraso, a previsão do governador passou para o final de 2014. O prazo venceu, e Alckmin prometeu a interligação para abril deste ano.

O governador criticou a situação da concessionária responsável pela obra, na mesma matéria. “Sempre se diz que a empresa pública é cheia de problema e as empresas privadas são ótimas. Nem sempre é assim”, disse à época. A SPMar atribuiu o atraso à demora para a emissão de licenças e projetos.

Atualmente, cerca de 20 mil veículos passam pelo Trecho Leste do Rodoanel. A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) prevê que o fluxo deve mais do que dobrar com o novo segmento, atingindo 48 mil veículos diários.

Os 5,5 quilômetros completam todo o Trecho Leste, que atinge 43,5 quilômetros de extensão total. As pistas fazem a interligação entre o Trecho Sul, no município de Mauá, e a Rodovia Presidente Dutra (BR-116), em Arujá. O segmento inaugurado faz a ligação da Dutra com a Rodovia Ayrton Senna (SP-070).

Fonte: A Tribuna