Após demissão da empresa Luquita, trabalhadores estão mobilizados pela busca de direitos trabalhistas.
O Sindiquímicos vem buscando junto à empresa, de forma negociada, uma indicação para pendências financeiras dos trabalhadores demitidos.
Segundo informações do Sindicato, proposta da empresa e contraproposta da entidade sindical e dos trabalhadores estão sendo discutidas pelas partes, levando-se em conta até que existem trabalhadores que estão em período de estabilidade por retorno de férias, por acidente de trabalho, entre outras situações, que precisam ser estudadas e negociadas com a empresa.
Na reunião também ficou acertada a data de mais um encontro entre os trabalhadores e Sindicato.
Também não está descartada uma ação mais efetiva, como um acampamento de trabalhadores e seus familiares, no escritório da empresa em Pinheiros/SP, caso não haja melhorias nas negociações de pagamento e cumprimento dos deveres e direitos trabalhistas.
Entenda o caso
No dia 20 de junho, os trabalhadores preocupados com indicações negativas sobre a empresa, acionaram o Sindicato para buscar orientações sobre as demandas pendentes. Líderes sindicais estiveram na empresa e conversaram com os trabalhadores sobre novas indicações.
No dia 22 de junho, os trabalhadores foram demitidos e o Sindiquímicos, que já havia, há algum tempo, acionado o departamento jurídico da empresa para que uma solução fosse tomada, foi informado que a empresa estava encerrando suas atividades.
Sindiquímicos e trabalhadores se reuniram no dia 25 de junho para estudar os próximos passos da negociação com a empresa para o pagamento das verbas rescisórias e direitos trabalhistas.