Diretores e assessores do Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região – Sindiquímicos participaram nesta quarta-feira, dia 25 de novembro,  de protesto contra juros altos e desemprego.

O ato, convocado pela Força Sindical e demais centrais sindicais e entidades de movimentos sociais, aconteceu em frente ao Banco Central, na avenida Paulista, em São Paulo.

O protesto coincide com a última reunião do  Copom (Comitê de Política Monetária) do ano. Estimativa dos analistas é de manutenção da taxa Selic em 14,25% ao ano. Com isso, juros devem permanecer no maior patamar em mais de 9 anos.

Para Antonio Silvan Oliveira, presidente do Sindiquímicos e da CNTQ, a alta de juros é um desserviço a política econômica do país, pois só beneficia os bancos e especuladores em detrimento à classe trabalhadora. “Este ciclo de aperto monetário tem causado preocupação e desemprego aos setores produtivos da indústria”.

Os Químicos da Força também estiveram representados pela FEQUIMFAR e CNTQ.

Números

O desemprego no terceiro trimestre subiu a 8,9%, a maior taxa já registrada pela série, que começou em 2012, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A taxa é maior, tanto em comparação com o segundo trimestre (8,3%), quanto em relação ao terceiro trimestre de 2014 (6,8%).

O número de desempregados chegou a 9 milhões de pessoas, aumentando 7,5% na comparação com o trimestre anterior e 33,9% em relação ao terceiro trimestre do ano passado, quando eram 6,7 milhões de desempregados. Segundo o IBGE, foi o maior