Sindiquímicos repudia a fala do presidente do Tribunal Superior do Trabalho que diz que o trabalhador é deliberadamente responsável pelos casos de mutilação física

A diretoria do Sindiquímicos repudia de forma veemente a fala de Ives Gandra Filho, presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ao participar de uma audiência conjunta das comissões de Assuntos Sociais (CAS) e de Assuntos Econômicos (CAE) no Senado.

Em seu comentário o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, afirmou que indenizações não podem ser “altas”, uma vez que isso estimularia a automutilação pelos trabalhadores para receberem os valores. Para Ives, “se você começa a admitir indenizações muito elevadas, o trabalhador pode acabar provocando um acidente ou deixando que aconteça porque para ele vai ser melhor”.

Lamentamos que diante da iminente perda de direitos com as votações das ditas reformas trabalhista, previdenciária e da terceirização, o trabalhador tenha que passar por este tipo de julgamento, ainda mais tendo vindo de um representante máximo da Justiça do trabalho, cuja função consiste em uniformizar a jurisprudência trabalhista brasileira.

É inconcebível que a mais alta autoridade na regulação do trabalho, num país em que as mortes provocadas pela atividade profissional aparecem em quarto lugar, venha a público dizer que o trabalhador é deliberadamente responsável pelos casos de mutilação física.

Como defensores da classe trabalhadora e por ter mais de meio século de atividades voltadas à prevenção de acidentes, adoecimentos pelo exercício laboral e preservação da vida em ambiente de trabalho, mais uma vez refutamos tal posicionamento e seguimos firmes em nosso compromisso de lutar pelo direito e ao lado do trabalhador deste país.

Diretoria do Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região – Sindiquímicos