Lideranças sindicais do Sindiquímicos estiveram, hoje, dia 15 de outubro, na empresa Chimica Baruel para a realização de assembleia com os trabalhadores.

Na pauta da assembleia, o esclarecimento sobre a negociação coletiva da categoria química com data-base em 1º de novembro, PLR – Participação de Lucros e Resultados e as circunstâncias que levou a demissão de um trabalhador com estabilidade acidentária.

Em conversa com os trabalhadores, os representantes sindicais colheram informações sobre os assuntos pautados, também reafirmaram que a entidade estará na Baruel, no próximo dia 20 de outubro,  para tratar da PLR com a comissão eleita e representantes da empresa.

Quanto a demissão por justa causa do trabalhador Tiago Figueiredo Rodrigues, sob a alegação de ato de improbidade de incontinência de conduta ou mau procedimento ocorrido no dia 7 de outubro, o Sindicato, por meio do departamento Jurídico, notificou a empresa para que seja feita a reintegração do mesmo, por ser portador de estabilidade acidentária e por esta não ter respeitado o que estipula a cláusula 30ª da Convenção Coletiva de Trabalho – CCT  – Carta aviso de dispensa ou suspensão. “o empregado dispensado ou suspenso por motivo disciplinar, deve ser avisado do fato, por escrito, até o primeiro dia útil seguinte, com as razões determinantes de sua dispensa ou suspensão”.

Vale lembrar que o trabalhador foi notificado apenas no dia 13 de outubro.

Na assembleia, os diretores Vilma Pereira Pardinho (departamento Social/Mulher) e Nelson Agostinho de Oliveira, Nelsão, (departamento de Saúde, Segurança e Meio Ambiente) falaram da importância do respeito e cumprimento da CCT, no que diz a coibição do assédio moral, ao cumprimento de cláusulas que tratam da estabilidade do trabalhador acidentado e da promoção de um ambiente saudável e com qualidade de vida.

Antonio Cortez Morais, secretário-geral da entidade, ressaltou o atual cenário social, político e econômico de nosso país e sua interferência nas negociações coletivas.

O Sindiquímicos também estava representado pelos diretores Josinaldo Estevam da Silva (Lau) e José Vieira do Nascimento e pelos assistentes sindicais. O Sindiquímicos também contou com o apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico – CNTQ.