No dia 3 de novembro, o Sindiquímicos participou do Workshop  A Reforma Trabalhista ‘O Negociado Prevalece ao Legislado e suas consequências na ampliação e na valorização da autonomia da vontade coletiva no processo das negociações coletivas entre os protagonistas sociais”, promovido pelo Sinproquim em São Paulo.

Segundo Antonio Cortez Morais, secretário-geral do Sindiquímicos e representante da Força Sindical no Conselho Nacional de Previdência Social – CNPS,  os representantes dos trabalhadores externaram sua preocupação quanto a reforma trabalhista e a possível retirada de direitos.

“Em todos os nossos debates e participações sobre a reforma trabalhista, nós, representantes dos trabalhadores, temos dividido nossas preocupações quanto ao futuro dos trabalhadores,  pois sabemos que muitos dos direitos conquistados, por meio de anos de lutas, poderão ter perdas irreparáveis, comprometendo, inclusive o futuro de nossos trabalhadores”, afirmou Cortez  que também é secretário de Assuntos Previdenciários da Força Sindical SP e da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico – CNTQ.

A advogada responsável pelo departamento Jurídico do Sindiquímicos, a Dra. Maria José de Freitas,  também participou do evento.

No Workshop, os químicos também estiveram representados por  Sergio Luiz Leite, Serginho, presidente da FEQUIMFAR e 1º secretário da Força Sindical, e Herbert Passos Filho, presidente do STI Baixada Santista e coordenador nacional da SNQ.

Na mesa de debate, também estiveram Airton Cano, da FETQUIM, e Enio Sperling Jaques, consultou jurídico do SINPROQUIM.