Nos meses de outubro e novembro, o Sindiquímicos irá apoiar a  campanha de prevenção do câncer.

As campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, respectivamente, tratam da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de próstata.

O movimento sindical aderiu a esta campanha e conclama a participação de todos. Estas campanhas visam informar e conscientizar homens e mulheres sobre a periodicidade do exame, pois quando detectado no início, as chances de cura são muito grandes.

Antonio Silvan Oliveira, presidente do Sindiquímicos, ressalta a importância do incentivo e conscientização da prevenção e diagnóstico precoce do câncer da mama e de próstata. “Toda e qualquer informação sobre a doença é de fundamental importância para que os trabalhadores e trabalhadoras tenham o conhecimento da necessidade de se fazer os devidos exames para se prevenir”, diz.

As diretoras do Sindiquímicos reafirmam a importância das campanhas. “As propostas  de conscientização ajudarão a sensibilizar e mobilizar mulheres e homens sobre a importância de se cuidar, afinal, para se viver bem, a saúde vem em primeiro lugar’, afirma Neusa Maria Marques, diretora.

“O cuidado com a saúde e prevenção deve ser permanente, ir além da campanha e ser realizada durante todo o ano, tendo em vista que o câncer de mama é o segundo tipo que mais mata no mundo”, fala Eliana Ap. Cardoso dos Santos, diretora.

“Participe da campanha de conscientização de prevenção ao câncer de mama e próstata. Homens e mulheres precisam se esclarecer sobre o assunto e estarem em dia com seus exames de prevenção. Afinal, a detecção precoce é a garantia de cura da doença. Declare seu amor por você”, Vilma Pereira Pardinho,  diretora do departamento Social/Mulher.

Não ao preconceito

Para Luiz Carlos Concilho, diretor do departamento de Aposentados e Pensionistas do Sindicato, os homens precisam deixar de lado o preconceito e partir para a prevenção.  “Os homens têm que vencer o preconceito e fazer o exame que pode detectar o câncer de próstata”. Concilho conclamou as mulheres  se prevenirem do câncer de mama e a orientarem seus irmãos, maridos e filhos sobre a importância da prevenção.

Outubro Rosa

O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.
Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Estimativa de novos casos: 57.120 (2015 – INCA)

Novembro Azul

No intuito de conscientizar a população masculina sobre a doença, visando a diminuir a taxa de mortalidade, que ainda é alta, o Instituto Lado a Lado pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) desenvolvem o Novembro Azul, uma iniciativa que já faz parte do calendário nacional das campanhas de prevenção no Brasil. O objetivo é combater a doença e, principalmente, motivar a população masculina a fazer exames preventivos.

O câncer de próstata é hoje, o tumor mais frequente em homens (excetuando-se os cânceres de pele), representando cerca de 4 em cada 10 cânceres que atingem a população masculina brasileira com mais de 50 anos de idade. É também o 2º câncer em causas de morte no Brasil. Estima-se que cerca de 50.000 novos casos de câncer de próstata sejam diagnosticados hoje.