A diretoria do Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região – Sindiquímicos eleita nos dias 26, 27 e 28 de agosto para o quadriênio 2015/2019 toma posse nesta quinta-feira, dia 1º de outubro.

A solenidade acontece, a partir das 19 horas, na sede da entidade, rua Francisco de Paula Santana, 123 – Macedo, em Guarulhos.

Antonio Silvan Oliveira, presidente reeleito, reafirma seu compromisso para o próximo mandato que é de lutar com afinco em prol dos trabalhadores. “Daremos continuidade ao trabalho e ampliaremos ainda mais as conquistas econômicas e sociais, possibilitando mais qualidade de vida ao trabalhador químico”.

Sindiquímicos completa 53 anos no dia 5 de outubro

Uma história de trabalho, luta e muitas conquistas 

Ao longo de 53 anos de história, o Sindiquímicos tem se empenhado para a melhoria das condições de trabalho dos trabalhadores  (as) da categoria que representamos – com ampliação de conquistas salariais e sociais – a fim de assegurar também qualidade de vida aos seus familiares. O trabalhador precisa ter acesso a um ambiente de trabalho seguro e de qualidade para o crescimento e realização profissional, bem como acesso a educação, saúde, transporte público de qualidade, moradia e de momentos de descanso para que possam desfrutá-los com a família” Antonio Silvan Oliveira, presidente do Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região – Sindiquímícos 

Ao longo deste período, o Sindiquímicos vem sendo referendado pelas novas conquistas e por garantir a manutenção de direitos da classe trabalhadora. Com mais de 30 mil trabalhadores na base de atuação nas indústrias químicas, farmacêuticas, abrasivos, material plástico, tintas e vernizes, fibras, reciclagem plástica, setor de transformação, o Sindiquímicos atua nas regiões de Guarulhos, Mairiporã, Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Bom Jesus dos Perdões, Nazaré Paulista e Igaratá.

A história da entidade está marcada por conquistas em que o Sindiquímicos esteve à frente de iniciativas pioneiras, que servem de referência para outras categorias.
O Sindiquímicos foi a primeira entidade a conquistar a estabilidade da empregada gestante, num julgamento do dissídio no TST, em 1972, o que anos mais tarde se transformou em lei, beneficiando as trabalhadoras de outras categorias, cláusula que vem sendo ampliada, a exemplo da Convenção Coletiva de Trabalho das categorias que recomenda o auxílio por filho excepcional (extensão de benefícios), além do reconhecimento da união estável de pessoas do mesmo sexo; garantias salariais nas rescisões contratuais, entre outros.
Destacam-se as importantes conquistas como a redução da jornada beneficiando diversos trabalhadores que compõem nossa base em que as 40 horas já são praticadas, com abrangência pioneira extensiva e assegurada em Convenção Coletiva de Trabalho aos Farmacêuticos do Estado de São Paulo, além das manifestações em defesa da redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem perdas salariais.

O Sindicato destaca a conquista de 180 dias de licença-maternidade para as trabalhadoras do setor Farmacêutico, bem como o  o Pacto Tripartite para Inserção das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho para o setor Farmacêutico em todo o Estado de São Paulo e a criação do departamento de Inclusão Social em 2007.

Nas Convenções Coletivas foram conquistadas cláusulas que vão sendo melhoradas a cada ano, como a ampliação e cumprimento de cláusulas sociais e acordo de Participação de Lucros ou Resultados – PLR. Estas conquistas têm possibilitado a melhoria da qualidade de vida do trabalhador e de seus familiares, bem como seu poder de compra a participação ativa no mercado interno.
Ao se referir ao aniversário da entidade, Silvan destaca o papel do Sindicato como agente social de transformação de toda uma comunidade. “O movimento sindical ultrapassou a discussão dos direitos dos trabalhadores e hoje está inserido em todas as ações sociais da comunidade, promovendo qualificação profissional e qualidade de vida. Reiteramos também nossa importante participação política com destacada atuação no cenário municipal, estadual e federal, em discussões, debates que promovem o bem-estar e o desenvolvimento social e econômico”, assegura.

Atuação na sociedade civil

A participação do Sindiquímicos, como entidade representativa de trabalhadores, em atos promovidos pelas entidades da sociedade civil é de grande destaque. Importantes e imprescindíveis têm sido a participação do Sindiquímicos empunhando a bandeira da pauta trabalhista como: Fim do Fator Previdenciário, discussões das MPs 664, 665 e 676; Alteração do FAP – Fator Acidentário de Prevenção, Jornada de 40 horas semanais sem perda salarial; Reajuste digno aos aposentados; Mais investimentos em saúde pública, educação pública e segurança; Transporte público de qualidade; Fim do Projeto de Lei 4330 que amplia a terceirização; Reforma agrária; Fim dos leilões do petróleo; 10% do (PIB) Produto Interno Bruto para a Educação pública; 10% do PIB para a Saúde, entre outros.

 

Sindiquímicos e a importante representatividade no movimento sindical 

Presente nos movimentos sindicais de abrangência nacional, o Sindiquímicos é uma entidade com importante representatividade para a categoria dentro de entidades nacionais como Força Sindical Nacional, Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico – CNTQ e Secretaria Nacional dos Químicos. O Sindiquímicos também tem participação na IndustriALL Global Union. Atuante, a entidade possui grande representatividade em entidades estaduais e municipais na luta e defesa do direito do trabalhador, como Força Sindical Nacional, como representante da entidade no Conselho Nacional de Previdência Social – CNPS e de São Paulo, Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo – FEQUIMFAR e Força Sindical Regional Guarulhos. Toda esta atuação consolidou o setor químico e farmacêutico no Brasil, além de propiciar uma importante contribuição para assuntos de interesse social, econômico de toda a sociedade, em que está inserido.

Foto: Arquivo Troad