Essa é a segunda menor alta desde 2012 e a mais baixa para maio. Serviços prestados às famílias recuaram, de acordo com pesquisa.

O setor de serviços do país registrou o menor crescimento para o mês de maio desde 2012. O avanço foi de 1,1% em relação ao mesmo mês de 2014, segundo informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (17).

Essa também é a segunda menor alta de toda a série iniciada em 2012. Antes desse resultado, o índice mais baixo havia sido registrado em fevereiro deste ano: 0,9%. Em abril e em fevereiro deste ano, o setor de serviços havia crescido mais: 1,7% e 6,1%, respectivamente.

No ano, a taxa acumula alta de 2,3% e, em 12 meses, 3,8%. Os resultados também são os menores da série.

De acordo com o IBGE, registraram crescimento os setores de serviços profissionais, administrativos e complementares (5,5%); transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (0,8%), e outros serviços (0,3%).

Na outra ponta, estão as quedas de serviços prestados às famílias (-1,4%) e serviços de informação e comunicação (-0,8%).

Influenciado pela queda do pode aquisitivo da população ocupada e pelo aumento das refeições feitas fora de casa, o segmento de serviços prestados às famílias caiu 1,4%, em maio em relação ao mesmo mês de 2014, depois de avançar 1,2% em abril e 2,5%, em março. Também caíram os serviços de alojamento e alimentação (1,6%) e outros serviços prestados às famílias (0,6%).