Senadores contrários à redução da maioridade pena traçam nova estratégia em relação ao tema: eles querem esperar a Câmara aprovar a proposta, no dia 30, para então tentar enterrá-la no Senado.

Só depois disso vão votar o projeto do senador José Serra (PSDB-SP), que amplia de 3 para 10 anos o tempo de internação de jovens infratores, sem mexer na maioridade.

MURALHA

O temor é que, votando antes o projeto de Serra, como estava previsto (ele tramita em caráter de urgência), os senadores acabem perdendo força para barrar a redução da maioridade. Depois de passar pela Câmara, ela tem que ser aprovada por pelo menos 60% dos senadores para entrar em vigor.

FRENTE AMPLA

Para derrotar a redução da maioridade penal são necessários 33 votos no Senado. Os contrários a ela já computam 30 votos, de senadores que se reuniram numa “Frente Progressista” para barrar projetos conservadores que venham da Câmara. Dela fazem parte parlamentares como Cristovam Buarque, do PDT, João Capiberibe, do PSB, Roberto Requião, do PMDB, e a bancada do PT.

Fonte: UOL